Saúde
Foto: Reprodução / RBS TV

Um bebê nascido na segunda-feira (29) prematuro de 37 semanas de gestação, em Três Passos, aguarda leito de Unidade de Terapia Intensiva  (UTI) neonatal há pelo menos quatro dias. O paciente foi encaminhado para o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em  Passo Fundo, na quinta-feira (1º) após o Estado informar a disponibilidade de leito, porém, o local trabalha com superlotação.

A transferência entre as cidades foi solicitada ainda na madrugada de segunda-feira, e a disponibilidade do leito em Passo Fundo foi informada pelo Estado na quinta (1ª) às 17h20min. A família chegou no HSVP próximo à meia-noite desta quinta-feira (1), quando encontrou o local sem espera para o paciente, como relata a mãe do bebê, Elisabete Cristina Allebrandt:

— Chegamos e disseram que não tinha leito, que não sabiam de nada. Acabaram liberando uma vaga na emergência para ele, foram dando um jeito mesmo. Conseguiram uma incubadora e encontrar um lugarzinho para ele na observação da emergência da pediatria, mas não é o que ele precisaria. Meu filho precisaria de uma UTI, viemos para cá achando que teria.

A diretora de governança clínica do Hospital São Vicente de Paulo, Cristine Fasolo Pilati, afirmou que não há leitos de UTI neonatal disponíveis no HSVP e que o Estado estava ciente da lotação da unidade, mas mesmo assim fez a transferência do bebê:

— Essa criança veio encaminhada pela regulação estadual, e eles estavam cientes de que não haviam vagas aqui. O bebê veio e foi atendido pela equipe da emergência. No momento ele está estável, necessitando de oxigênio por via nasal, e está sendo atendido em todas as suas necessidades na nossa emergência, aguardando leito.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado, e foi repassado que o paciente foi aceito no hospital, conforme registro no sistema de gerenciamento de internações hospitalares. Até o momento da publicação, não há retorno sobre o que será feito para encontrar um leito e nem o motivo da transferência ter sido feita mesmo após o hospital informar que não havia leitos disponíveis.

Participe do nosso grupo de WhatsApp!

https://chat.whatsapp.com/BN0NbQqN69nDsuijpjE2Sp

Gaúcha ZH