Saúde
Gestante Danieli e bebê aguardam vaga de UTI Neonatal. Foto: AUNP-RS

Nos últimos dias, a Associação Pró-UTI Neonatal e Pediátrica do RS (AUNP-RS), com sede em Frederico Westphalen, tem entrado contra o Estado do Rio Grande do Sul e obtido mandados para abertura de vagas de UTI Neonatal para mães e bebês internados no Hospital de Caridade de Três Passos.

Abaixo algumas postagens na Página do Facebook pela AUNP-RS:

“PRECISA URGENTEMENTE ABRIR A VAGA. ATRAVÉS DA AUNP-RS MAIS UMA VITÓRIA JUDICIAL. A Justiça sendo feita garantindo a Vida. Mas estamos correndo contra o tempo de salvar a mãe Danieli, seu bebê de Três Passos.”

“Através da AUNP-RS com ação judicial e publicações, a Jéssica Fagundes, da cidade de Três Passos, acabou de conseguir o leito de UTI NEONATAL para seu bebê nascer em segurança.” Infelizmente, a criança acabou falecendo no hospital de Santo Ângelo na noite de domingo, 29.

“Através da AUNP-RS, com ação judicial acabamos conseguindo o leito de UTI NEONATAL para o pequeno Andrey em Cachoeira do Sul RS a mais de 600 km de distância da cidade de três passos RS onde o bebê estava. MAIS UMA VITÓRIA, MAIS UM BEBÊ SALVO.”

De acordo com Clayton Braga Corrêa, presidente da Associação Pró-UTI Neonatal e Pediátrica do Rio Grande do Sul, o RS tem 370 vagas de UTI neonatal. Enquanto isso, nascem cerca de 10,2 mil bebês por mês no Estado, o que indicaria que o número de leitos é insuficiente.

Uma vida perdida

Na primeira semana de janeiro, uma recém-nascida morreu, em Três Passos, à espera de uma transferência hospitalar. Laís Valentina de Moura, de Tiradentes do Sul, nasceu no dia 6 de janeiro. Internada no Hospital de Caridade, ela precisava de um leito em uma Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) neonatal. A transferência atrasou porque não havia vagas disponíveis.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/DQDP80AM1AuE8kxc2pC6Ex