Saúde

Março Lilás: câncer de colo do útero é o único prevenível por vacina

O câncer de colo do útero é um dos mais comuns entre as mulheres, mas tem um diferencial importantíssimo: pode ser prevenido com vacina. Apesar disso, ainda registra números preocupantes, com cerca de 660 mil novos casos por ano no mundo.

No Brasil, ele é o terceiro tipo de câncer mais frequente entre as mulheres, ficando atrás apenas dos tumores de mama e colorretal. Para 2025, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 17 mil novos casos no país, com cerca de seis mil mortes.

Por isso, a campanha Março Lilás reforça a importância da vacinação contra o HPV, principal responsável pela doença, e dos exames de rastreamento, que permitem o diagnóstico precoce.

O HPV (papilomavírus humano) é um vírus sexualmente transmissível que pode causar infecções que geram alterações na proliferação celular, propiciando o desenvolvimento do câncer do colo do útero. Estima-se que mais de 90% dos casos da doença estejam relacionados a ele.

“Por isso, a melhor forma de se evitar o desenvolvimento desse tipo de câncer é a imunização, além do uso de preservativos e manutenção de acompanhamentos ginecológicos periódicos”, destaca Saulo Terra, oncologista do Hospital e Maternidade São Luiz São Caetano, da Rede D’Or.

A vacina contra o HPV é gratuita no SUS para meninas e meninos de 9 a 14 anos e para pessoas imunocomprometidas de 9 a 45 anos. Na rede privada, há também a versão nonavalente, que oferece proteção ampliada contra mais subtipos do vírus.

Além da vacina, o rastreamento regular é essencial. “O Ministério da Saúde recomenda que mulheres entre 25 e 64 anos façam o exame Papanicolau. Após dois resultados normais consecutivos, o teste pode ser realizado a cada três anos”, orienta o médico.

O especialista ressalta que o câncer de colo do útero é silencioso em seus estágios iniciais, tornando a prevenção ainda mais importante. “Nos casos mais avançados, podem surgir sangramentos fora da menstruação, secreção vaginal anormal, dor pélvica e sangramento após a relação sexual”.

Tratamento

O tratamento do câncer de colo de útero depende do estágio da doença – extensão e localização do tumor, idade da paciente e desejo reprodutivo –, podendo incluir cirurgia, quimioterapia e radioterapia. “Já as lesões precursoras costumam ser tratadas com procedimentos cirúrgicos menos invasivos, novamente destacando a importância do acompanhamento regular e rastreio”, alerta o oncologista do São Luiz São Caetano.

O hospital da Rede D’Or, e primeiro da bandeira São Luiz fora da capital paulista, é referência em alta complexidade para a região do ABC. Comprometido com a excelência, a unidade possui tecnologia de ponta e equipe médica altamente qualificada, garantindo cuidado integral e seguro aos pacientes.

O médico destaca ainda que os homens também têm um papel fundamental nessa luta, começando pela própria prevenção ao HPV, que pode ser transmitido à parceira, mas também afetá-los, dando origem a outros tumores, como os de pênis e orofaringe.

“A imunização contra o HPV e o rastreamento são as chaves para salvar milhares de vidas. A campanha março lilás é uma oportunidade valiosa para disseminar informações corretas e promover o diagnóstico precoce”, finaliza Saulo Terra.

Receba as principais notícias no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/C8q0abPY2732tGJDyzjGGk

Siga-nos no Facebook:

https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br

O Sul

Tres Passos News

Direção e redação.

Recent Posts

Homem foragido da Justiça é preso por estupro de vulnerável em município da Região

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Jaboticaba, cumpriu na manhã desta…

2 horas ago

5 macetes para a susana-de-olhos-negros cobrir seu pergolado mais rápido

A susana-de-olhos-negros é uma trepadeira encantadora que chama atenção pelas flores amarelas com centro escuro…

2 horas ago

Gelson Bridi é convidado da UERGS para ministrar Aula Magna do curso de Administração: Agronegócio

Uma comitiva composta por professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS…

3 horas ago

Massa de ar polar chega ao RS nesta quinta-feira; também há alerta para chuva forte

O ingresso de uma massa de ar polar começa a derrubar as temperaturas no Rio Grande do Sul a…

3 horas ago

Acidente com ônibus escolar deixa feridos em município no Norte do RS

A Administração Municipal de Marcelino Ramos vem a público informar, de forma lamentável, sobre o…

5 horas ago

Vereador de Crisssiumal propõe Projeto de Lei para Revogação de Diárias na Câmara de Vereadores

O Vereador Almiro Carvalho dos Santos (PSB) de Crissiumal, protocolou na manhã desta quarta-feira, dia…

5 horas ago

This website uses cookies.