Saúde

Menino de oito anos morre em Três Passos após espera por UTI pediátrica

Um menino de oito anos morreu na manhã desta segunda-feira (5), no Hospital de Caridade de Três Passos, no noroeste do RS. Andyerson Daniel Schwertner Motta Santos aguardava por uma transferência para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 31 de julho. 

O menino, que tinha neuropatia por anóxia e síndrome de down, foi internado no dia 29 de julho por conta de uma pneumonia. Com a piora no quadro do paciente, na tarde de 31 de julho foi feita solicitação de um leito de UTI pediátrica através do sistema de Gerenciamento de Internações Hospitalares (Gerint).

Com a demora na resposta do Estado, o Ministério Público ingressou na justiça com uma ação civil pública e, na tarde da última sexta-feira (2), a juíza Paula Cardoso Esteves decretou que a Secretaria Estadual de Saúde disponibilizasse em 24h um leito de UTI pediátrica para Andyerson. A magistrada determinou ainda multa de R$ 1.000 a hora por descumprimento da decisão.

Segundo a Associação Pró UTI Neonatal e Pediátrica do Rio Grande do Sul (AUNP), a vaga só foi disponibilizada na tarde do domingo (4), cerca de 48 horas depois do despacho judicial. O leito de UTI para o qual o menino foi direcionado fica no Hospital Bruno Born, em Lajeado.

Ainda conforme a AUNP, a ambulância para o transporte do paciente foi autorizada às 15h20min, mas chegou em Três Passos por volta das 21h. No veículo, segundo a associação, um aparelho de ventilação mecânica não estava funcionando como deveria e, essa falha somada ao quadro grave do menino, impossibilitou a transferência até Lajeado.

Andyerson morreu na manhã desta segunda-feira e o velório acontece em Três Passos. O enterro está previsto para terça-feira (6).

O que diz a Secretaria Estadual de Saúde

Através da assessoria de imprensa, a Secretaria Estadual de Saúde informou que pacientes que necessitam de atendimento especializado são regulados conforme avaliação técnica de profissionais de saúde do município de origem e da Central de Regulação.

“A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS) informa que, em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a todos os pacientes que aguardam por atendimento e seguem o devido processo técnico de regulação, não pode fornecer dados sobre casos específicos. Pacientes que necessitam de atendimento especializado são regulados conforme avaliação técnica de profissionais de saúde do município de origem e da Central de Regulação. É esta avaliação que determina as prioridades, a situação de saúde e as condições de transporte do paciente, entre outros critérios. Dessa forma, é possível definir o momento adequado e seguro para a realização de procedimentos e transferência de pacientes. Se o paciente entrou com pedido judicial ou administrativo,  ele ou familiares podem  acompanhar os trâmites e o andamento do pedido nos respectivos órgãos.”

Receba a notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/JYluchMp1Wf43mJY9aO3b3

VEJA TAMBÉM

Gaúcha ZH

Tres Passos News

Direção e redação.

Recent Posts

PRF apreende quase uma tonelada e meia de maconha escondida em carreta no RS

Na tarde de domingo, 20, a Polícia Rodoviária Federal prendeu 3 homens e apreendeu cerca…

22 minutos ago

Óleo usado por milhões no Brasil pode causar câncer agressivo, segundo novo estudo

Se você costuma usar óleo de semente para cozinhar, talvez seja hora de repensar esse…

38 minutos ago

Papa Francisco morre aos 88 anos

O papa Francisco morreu na madrugada desta segunda-feira (21), aos 88 anos. O óbito ocorreu…

1 hora ago

Qual é a melhor hora para dormir? Estudo definiu o momento ideal e por quê

Cansaço extremo, pouca produtividade e problemas de saúde são algumas das consequências que a falta…

3 horas ago

Jovem de 26 anos morre em acidente na noite de domingo na VRS-822, em Esperança do Sul

Um acidente de trânsito entre dois veículos resultou na morte de uma pessoa na noite…

8 horas ago

This website uses cookies.