Saúde

Microplásticos podem obstruir circulação no cérebro, revela novo estudo; entenda

Há cada vez mais evidências de que os microplásticos à nossa volta são capazes de penetras em estruturas e órgãos do corpo, perturbando funções biológicas. Agora, um novo estudo mostra que esses fragmentos podem provocar bloqueios perigosos no fluxo sanguíneo do cérebro.

O trabalho, liderado por pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências Ambientais, em Pequim, acompanhou em tempo real o deslocamento de microplásticos pelos vasos sanguíneos do cérebro de camundongos.

Como auxílio de imagens a laser de alta resolução, os cientistas descobriram que as células do sistema imunológico com microplásticos acoplados se prendiam aos vasos do córtex cerebral, causando obstruções.

“Nossos dados revelam um mecanismo pelo qual os microplásticos prejudicam a função dos tecidos indiretamente, por meio da obstrução celular e da interferência na circulação sanguínea local, em vez de penetrarem diretamente no tecido”, escreveram os pesquisadores no artigo publicado.

Os microplásticos são definidos como fragmentos de plástico com menos de 5 milímetros (0,2 polegadas) de diâmetro. Quanto menores essas partículas, mais propensas são de causar esses bloqueios cerebrais, concluiu o estudo.

Os pesquisadores analisaram também como essas obstruções e coágulos sanguíneos influenciavam o comportamento dos animais. Os indivíduos que carregavam microplásticos no sangue tiveram pior desempenho em testes de movimento, memória e coordenação, indicando um comprometimento da função cerebral, na comparação com camundongos livres do material.

O estudo observou que os bloqueios provocados por microplásticos foram eliminados ao longo de um mês e a maioria das modificações de comportamento cognitivo acabaram revertidas. No entanto, os pesquisadores sugerem que a descoberta pode estar relacionada em alguma medida a quadros como depressão e ansiedade, além do risco aumentado de derrames e doenças cardiovasculares.

Ainda é preciso investigar se esses processos estão ocorrendo também no cérebro humano, já que há diferenças importantes no sistema imunológico e na estrutura de vascularização entre as espécies. Os cientistas pretendem ampliar também o conhecimento sobre os mecanismos desse tipo de obstrução e seus efeitos a longo prazo.

“Os possíveis efeitos a longo prazo dos microplásticos em distúrbios neurológicos, como a depressão, e na saúde cardiovascular são preocupantes”, advertem.

Receba as principais notícias no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/CagWQyL5VU7A9hgigUWaDc

Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br

O Globo

Tres Passos News

Direção e redação.

Recent Posts

Restos mortais de caseiro devorado por onça são encontrados em matagal

Os restos mortais do caseiro Jorge Avalo, de 60 anos, que havia sido atacado por uma onça…

5 horas ago

Acidente entre carro e caminhão deixa um ferido no trevo de acesso a Humaitá, na BR-468

Um acidente de trânsito entre dois veículos deixou uma pessoa ferida na madrugada desta segunda-feira,…

5 horas ago

Aloe Vera: como cultivar e aproveitar seus benefícios

A Aloe Vera, também conhecida como babosa, é uma planta milenar que une beleza, resistência…

8 horas ago

Como cultivar coentro em casa e colher em 30 dias com 5 dicas simples

Aprenda como cultivar coentro em casa e colher em apenas 30 dias com 5 dicas…

9 horas ago

Modelo natural de Crissiumal brilha no cenário internacional

Natural de Crissiumal, a modelo Bruna Reinheimer Biondo, filha de Altair e Nelsi Biondo, vem…

11 horas ago

Prefeito e vice recebem atleta três-passense campeão com a Seleção Gaúcha Sub-20

Na tarde de quinta-feira, 17 de abril, o prefeito Arlei Tomazoni e o vice-prefeito Rodrigo…

11 horas ago

This website uses cookies.