Saúde
Vítima morreu na UTI do Hospital de Caridade. Foto: Arquivo/TP News

Um paciente de 68 anos, de São Martinho, morreu após aguardar mais de 24 horas por uma vaga em leito de UTI para Covid-19.

Segundo informações do Hospital Bom Pastor de Santo Augusto, após ser diagnosticado com Covid-19, o homem iniciou o tratamento domiciliar em São Martinho, porém, devido à piora no quadro clínico, precisou de internação e foi encaminhado no final da última semana para um leito Covid-19 no Hospital de Santo Augusto.

O paciente teve nova piora e precisou ser entubado (uso de ventilador mecânico). Seguindo o protocolo, a Casa de Saúde informou o Estado da situação e solicitou encaminhamento para um leito de UTI. Após aguardar mais de 24 horas, o paciente foi transferido no domingo, 20, porém, veio a óbito na madrugada de hoje, 21, no Hospital de Caridade de Três Passos.

Ele tinha problemas de obesidade, diabetes e hipertensão.

De acordo com o Painel Coronavírus RS com atualização às 15h57min desta segunda-feira, 21, a taxa de ocupação de leitos UTI em geral estava em 81,6% – 2.143 pacientes em 2.625 leitos de UTI. Não há informações sobre o motivo da demora para a transferência.

O Rio Grande do Sul assim como a maior parte do Brasil está em alerta máximo para o coronavírus, com risco epidemiológico alto. Diante desse cenário e com a aproximação do feriado, é importante que a população se conscientize dos riscos da doença e da falta de estrutura do Estado para atender os contaminados.

Proteja quem você ama, evite aglomerações. Siga as recomendações dos órgãos de saúde – use máscara e álcool gel.

Rádio Querência