A 24ª edição da pesquisa semanal da Confederação Nacional de Municípios (CNM) apontou que 69,2% dos municípios brasileiros não registraram mortes por coronavírus nos quatro primeiros dias desta semana. Realizado de 30 de agosto a 2 de setembro, o levantamento teve o retorno de 2.344 gestores municipais – de um total de 5.568 cidades no país -, sendo que 1.621 localidades não tiveram óbitos pela doença.
A pesquisa também mostrou que, no período, pouco mais da metade dos prefeitos (1.192, o equivalente a 50,9%), responderam que não registraram novas internações causadas pelo coronavírus., sendo que em mais 90% das localidades a hospitalização de idosos em decorrência da enfermidade não apresentou aumento. Além disso, houve redução no número de novos casos em 485 municípios.
Vacinação
O resultado, conforme levantamento da CNM, pode estar atrelado ao avanço da vacinação em território nacional, uma vez que 95% dos prefeitos relataram que a vacina já está sendo aplicada em pessoas com menos de 24 anos. No entanto, 294 gestores indicaram falta de imunizantes para primeira dose e 136 afirmaram ter faltado para a segunda dose.
Delta
Em relação à variante de origem indiana, 2.062 Municípios afirmaram não ter identificado nenhum caso de contaminação e apenas 181 cidades, das 2.314 que responderam a essa pergunta, identificaram a presença da cepa em seu território.
Com isso, a Delta foi identificada em 7,7% dos Municípios. Entretanto, a CNM alerta que o percentual é quase o dobro das edições anteriores da pesquisa.
Rádio Guaíba