Saúde

Por que as mulheres têm mais dificuldade que os homens para perder peso? Entenda

Imagine o cenário a seguir: um casal heterossexual decide perder peso. Ambos se consultam com o mesmo endocrinologista e começam um programa de emagrecimento juntos. Eles seguem o protocolo médico à risca e, no dia da pesagem, descobrem que ele despachou mais quilos do que ela. Qual é a explicação?

O exemplo acima é fictício, mas imita a realidade de muitas pessoas. “A gente vê muito isso no consultório. Nem sempre eu atendo casal na mesma consulta, porque, a depender do homem, ele faz brincadeiras chatas com a mulher. Elas emagrecem menos, mesmo que façam mais esforço do que o companheiro”, atesta a endocrinologista Andréa Messias Britto Fioretti, vice-presidente do departamento de endocrinologia do esporte e exercício da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem). De acordo com a médica, alguns fatores explicam a diferença entre os sexos.

Composição corporal

Fioretti explica que os homens, naturalmente, têm 38% mais massa magra do que as mulheres. Um homem que não é nem gordo nem magro pode ter até 20% de gordura no corpo, enquanto nas mulheres a porcentagem é de 28.

Como os músculos consomem mais energia do que a gordura, o processo de emagrecimento é, de largada, mais fácil para eles do que para elas. Além disso, os homens costumam ser mais altos do que as mulheres, e têm órgãos maiores, como o coração e o pulmão, que demandam mais gasto energético.

Como se não bastante, a testosterona, um hormônio potente na formação de músculos, é naturalmente mais abundante neles. “Isso não faz com que seja adequado as mulheres utilizarem testosterona para ganhar massa muscular, como, infelizmente, a gente tem visto”, alerta a endocrinologista.

Mecanismo evolutivo

As diferenças não param por aí. A metabolização da gordura feminina é mais lenta do que a masculina, por causa de adaptações evolutivas que preservam a fertilidade em momentos de escassez alimentar.

Uma pesquisa de 2022 comparou dados de homens e mulheres com composição corporal semelhantes. Os cientistas descobriram que elas tinham mais dificuldade para queimar gordura do que eles.

A diferença se explica pela mitocôndria, aquela organela celular que a gente aprendeu nas aulas de biologia na escola. “A mitocôndria masculina é, digamos, mais potente na queima de gordura do que a feminina. Isso, na verdade, é benéfico para a mulher, para que ela consiga procriar mesmo quando falta comida”, explica Fioretti.

Afinal, é preciso ter gordura no corpo para produzir hormônios como o estrogênio e a progesterona, que regulam o ciclo menstrual.

Gravidez e hormônios

Não é segredo que, durante a gravidez, uma pessoa ganha vários quilos. O problema é que muitas gestantes não conseguem voltar ao peso que tinham antes, depois de dar à luz.

“Esse cenário é mais comum nas mulheres de baixa renda, que não têm condição de se cuidar, ainda mais depois de se tornarem mães. Elas têm que voltar a trabalhar logo e não conseguem muitas vezes seguir uma alimentação adequada e fazer atividade física”, diz a endocrinologista.

Mesmo que uma pessoa nunca engravide, a própria menstruação já causa algum impacto no seu peso. Durante a fase pré-menstrual, é comum ter retenção hídrica. Por isso, para quem está em um programa de emagrecimento, o ideal é se pesar sempre na mesma fase do ciclo menstrual.

Caso os hormônios estejam bagunçados, a pessoa terá ainda mais dificuldade para perder peso. O hipotiroidismo, por exemplo, uma deficiência na glândula tireoide que é mais comum no sexo feminino do que no masculino, pode causar ganho de peso por retenção hídrica. No entanto, se a doença estiver sob controle, ela não afeta o número na balança.

Outro distúrbio hormonal comum entre as mulheres é a síndrome dos ovários policísticos, que pode vir acompanhada de um quadro chamado resistência à insulina. Quando isso ocorre, a pessoa tem dificuldade para metabolizar carboidrato e gordura.

Menopausa

Quando a mulher se aproxima da menopausa – o primeiro aniversário a partir da última menstruação, ao redor dos 50 anos – percebe que o metabolismo fica mais lento. Se emagrecer já não era fácil, fica ainda mais difícil.

No entanto, com o avanço da idade, o homem também perde a capacidade de perder peso, porque sua taxa metabólica, que é o quanto uma pessoa gasta de energia durante o dia, cai. “A diferença entre os homens e as mulheres nesse sentido diminui. Piora para a mulher, mas piora também para o homem”, diz a endocrinologista.

Fatores sociais

A mulher é sobrecarregada. Por uma convenção social, a família empurra para ela o cuidado do companheiro, dos pais, dos filhos e de quem mais estiver à sua volta, sem contar as tarefas domésticas. Ela muitas vezes abre mão do autocuidado para se dedicar à casa e à família, mesmo aquelas que botam dinheiro na mesa.

“A gente ainda vê muito isso em casal em que ambos trabalham fora. Quem assume as tarefas da casa é a mulher. Enquanto o marido continua jogando futebol toda semana, a mulher não tem tempo de cuidar de si. Quanto menor a renda familiar, maior é essa diferença entre os homens e mulheres na dedicação às atividades físicas”, afirma Fioretti.

O Sul

Tres Passos News

Direção e redação.

Recent Posts

Por que mulheres têm risco maior de Alzheimer do que homens? Cientistas encontram pista

Pesquisadores brasileiros e norte-americanos descobriram que mulheres com declínio cognitivo, desde casos mais leves até…

59 minutos ago

Massa de ar polar avança sobre o RS e deve derrubar a temperatura até quarta-feira

Apesar do predomínio do sol, a Páscoa e o feriado de Tiradentes serão de frio intenso em todo o Rio…

1 hora ago

Coluna Semanal – Os Soberbos

Parte da mensagem mediúnica de Adolfo, bispo de Argel. (Marmande 1862). “Homens, por que vos…

13 horas ago

Homem de 34 anos está na condição de desaparecido em cidade da Região

Um homem de 34 anos, é dado como desaparecido desde que saiu de casa por…

13 horas ago

Seis feminicídios são registrados na Sexta-feira Santa no Rio Grande do Sul

O feriado da Sexta-feira Santa, que deveria ser marcado por momentos de reflexão e paz, foi…

14 horas ago

Casal de jovens é morto a facadas no RS; suspeito do crime é o ex-namorado da vítima

Um duplo homicídio foi registrado na madrugada desta sexta-feira (18) na comunidade de Arroio Feliz,…

19 horas ago

This website uses cookies.