A deputada federal Caroline de Toni do PSL de Santa Catarina quer tornar o uso de máscaras opcional para pessoas que não tenham coronavírus. A catarinense apresentou um projeto de lei nesta terça-feira, 22, na Câmara dos Deputados para revogar a lei 14.019 que exige a proteção individual em espaços públicos e privados. A parlamentar pretende que somente as pessoas com sintomas da doença ou que estiverem em contato permanente com contaminados utilizem a máscara.
A deputada catarinense diz em sua justificativa no projeto que “há uma questão que definitivamente não está resolvida e diz respeito à comprovação da eficácia do uso indiscriminado de máscaras faciais no combate à propagação da Covid-19”. Segundo ela, “acredita-se que a eficácia de usar máscara facial para se proteger contra a infeção de vírus seja muito limitada e sem comprovação científica para que seja determinado o seu uso de forma obrigatória”.
Caroline de Toni ainda diz que a máscara pode agravar sintomas de pessoas com problemas respiratórios e afirma que “não há evidências científicas para assegurar que o uso de máscara protege a população, na mesma esteira, não existe evidência científica que relate a eficácia total em utilizar as máscaras”.
A proposta da parlamentar catarinense quer também acabar com as multas previstas para quem não utiliza a máscara.
NSC Total