Produtos ricos em gordura saturada contribuem para aumento do colesterol ruim. Foto: Duda Fortes / Agencia RBS
O colesterol alto é um dos principais fatores associados ao agravamento de doenças cardiovasculares como a hipertensão, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto agudo do miocárdio.
No Brasil, cerca de quatro em cada 10 adultos têm diagnóstico de colesterol alto, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Em entrevista a GZH Passo Fundo, o médico cardiologista Luiz Carlos Bin, do Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HCPF), esclareceu dúvidas sobre o problema.
Luiz Bin: estimamos hoje que, na maioria das pessoas, cerca de 70% da “culpa” do colesterol alto é genética. Mas 30% depende de hábito de vida, que envolve alimentação e peso.
Há uma relação, mas não é total e não é a mesma para todas as pessoas. O indivíduo pode ser magro e se alimentar com ultraprocessados e gordura saturada, ou animal, em excesso. Isso vai fazer com o que o colesterol dele seja pior.
LB: sim. Muita gente às vezes fixa na questão do colesterol total, mas é muito mais importante a gente saber quanto está cada um. O HDL é o colesterol bom e o LDL ruim. O HDL ajuda a proteger o sangue das gorduras, então se ele está mais alto, é melhor. Já o LDL é o contrário e é onde precisamos agir com medicamentos.
LB: geralmente sim. O colesterol alto é uma doença considerada crônica e quando se indica o remédio, além da redução do colesterol em si, ele ajuda em outras coisas, como estabilização das placas de gordura.
Além disso, são importantes para prevenção, reduzindo em média 20% o risco cardiovascular no paciente. São drogas eficientes e seguras, que a gente inicia e não tem fase de retirada, talvez algum ajuste na dose.
LB: o colesterol alto é sempre silencioso. Se não é feito acompanhamento médico, pode ser que ele só apareça quando a pessoa tem um infarto, por exemplo.
Por isso a importância de fazer exames de sangue, principalmente se já sofre com outros fatores de risco, como hipertensão, obesidade ou diabetes. É recomendado que todo adulto realize o perfil lipídico, a fim de medir a quantidade de gorduras no sangue.
Receba a notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/FOhcNIEOVyJG0gJTOuv1ue
Gaúcha ZH
Uma mulher de 35 anos, passageira de um Fiat Línea, que ficou gravemente ferida em…
Se você está pensando em comprar impressora Samsung, saiba que as versões multifuncionais da marca…
Nesta segunda-feira, 21, dia de Tiradentes, tem previsão de tempo seco ainda frio com mais…
Na tarde de domingo, 20, a Polícia Rodoviária Federal prendeu 3 homens e apreendeu cerca…
Se você costuma usar óleo de semente para cozinhar, talvez seja hora de repensar esse…
This website uses cookies.