Foto: Reprodução
De acordo com o médico Alfredo Salim Helito, clínico geral do Hospital Sírio-Libanês, o comprimido pode ser ingerido com sucos, refrigerantes, leites e líquidos em geral. Claro que a água, além de manter o jejum – que pode ser solicitado pelo médico ou até pelo próprio remédio –, ajuda na neutralidade. Então se um paciente tem que tomar o hormônio de tireoide, por exemplo (que deve ser absorvido com o estômago em jejum), só pode ser ingerido com água.
Existem algumas regras também para a questão de alimento, como quando se toma comprimidos com sucos ou vitaminas. Eles podem diminuir a absorção do comprimido, mas em alguns casos, podem até beneficiar quando ingeridos junto com o remédio. É o caso da ingestão de ferro, que aumenta a absorção no corpo com sucos cítricos.
Assim, não existe uma regra universal. E a literatura médica não diz se a combinação de medicamentos com outros líquidos que não seja água é capaz de provocar efeitos colaterais ou cortar a eficácia do remédio. Alguns comprimidos necessitam jejum, outros dependem do estômago da pessoa, outros podem até dar problema quando misturados com uma substância. É o caso do Metronidazol, que é um tipo de antibiótico e, quando misturado com álcool, pode causar mal-estar.
Outra coisa que pode atrapalhar é a temperatura das bebidas. Alguns tipos de comprimidos têm uma capa de esmalte ou cápsula que podem dissolver com elementos quentes. Por isso é bom evitar tomar o remédio com bebidas quentes. Elas podem deteriorar o veículo do comprimido e assim fazer com que ele seja dissolvido em um local não esperado.
Quando tem algum evento proibitivo, tanto o médico, quanto a bula deixarão claro (por isso é tão importante consultá-la sempre).
Posso engolir comprimidos somente com a saliva?
Independente da regra quanto ao líquido, é importante que a pessoa evite tomar vários comprimidos de uma vez só. O certo é um por vez com um pouco de líquido. Isso porque não é recomendado ingerir comprimidos sem nenhum líquido, ou seja, apenas com a saliva. O comprimido foi feito para ser absorvido e metabolizado no estômago, e quando fica parado pode causar ulcerações no esôfago, órgão que vai da boca até o estômago.
Outra coisa que pode machucar e causar lesões no esôfago é a posição na qual o paciente ingere o comprimido. A recomendação é para sempre tomar os remédios sentado ou em pé, e não deitado, para que o comprimido desça sem nenhuma intercorrência.
Pessoas que têm certa dificuldade em engolir comprimidos preferem ingeri-los com frutas, como banana ou até gelatinas, pois elas facilitam o movimento do esôfago e, consequentemente, a deglutição.
Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/D4BIJEmkBRXIgFPzTVyxjg
O Sul
O papa Francisco morreu na madrugada desta segunda-feira (21), aos 88 anos. O óbito ocorreu…
Um acidente de trânsito entre dois veículos resultou na morte de uma pessoa na noite…
Em Brusque (SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) iniciou uma investigação contra uma…
Três homens foram presos, neste domingo (20), por planejarem executar um homem em situação de…
Concursos públicos no RS (Rio Grande do Sul) oferecem 1.556 vagas com salários que podem chegar…
Uma mulher é investigada pela polícia do RS por se passar por biomédica e atender…
This website uses cookies.