Saúde

Saiba tudo sobre HPV, a infecção sexualmente transmissível mais comum do mundo

O HPV é o vírus responsável pela infecção sexualmente transmissível mais comum do mundo, e considerável fator de risco para o surgimento do câncer de colo de útero. Apesar da prevalência e de 71% das pessoas já terem ouvido falar da infecção, segundo um estudo do laboratório MSD divulgado recentemente, apenas 40% delas receberam indicação para se vacinar. “Há uma ignorância e muita desinformação”, lamenta Marcia Datz Abadi, diretora-médica da empresa.

O que é

Sigla para Human Papilomavirus, o HPV é o vírus associado aos cânceres de colo de útero, vagina, vulva, pênis, ânus e orofaringe. De acordo com especialistas, cerca de 80% da população sexualmente ativa será infectada pelo patógeno em algum momento da vida. A Organização Mundial de Saúde estima que haja entre 9 e 10 milhões de brasileiros infectados e mais 700 mil novos casos diagnosticados por ano. “Ou seja, um paciente com HPV é a regra, e não a exceção”, afirma a ginecologista Aparecida Monteiro.

Já foram detectados mais de 150 subtipos do vírus, classificados em baixo e alto risco cancerígeno, como os tipos 16 e 18. Causadores de verrugas na genitália, no ânus, na boca e na garganta, os subtipos 6 e 11 são considerados mais brandos.

Sintomas

Segundo Aparecida , cerca de 90% das pessoas infectadas pelo HPV são assintomáticas ou apresentam sintomas inaparentes. A manifestação clínica que mais indica o contágio é a verruga que surge na região genital e anal. “Coceira e desconforto também podem ocorrer, além de sangramento anormal, por conta de alguma lesão no colo do útero causada pelo vírus; e dor durante a relação a sexual. Mas são casos mais raros”, afirma a ginecologista. “A maior parte das infecções por HPV é naturalmente combatida pelo sistema imunológico da pessoa. Nesses casos, a carga viral, que é a quantidade de vírus no corpo, pode regredir após um período de até dois anos. O patógeno fica ‘adormecido’, podendo reativar em algum momento”, explica a infectologista Thelma Flosi.

Transmissão

A principal via de transmissão do HPV é a sexual, quando a pele ou a mucosa entram em contato com áreas lesionadas (ou infectadas ainda que sem lesões) pelo vírus. “Tem de haver ação íntima prolongada, com fricção e perda da integridade da mucosa”, explica a infectologista Thelma Flosi. O contágio também pode ocorrer por sexo oral, sem penetração e até protegido com camisinha, que não é capaz de cobrir todos os locais infectados. “Por isso que é difícil saber com precisão quem foi o parceiro que transmitiu o vírus”, conclui a médica.

Prevenção

Principal forma de prevenção da infecção pelo HPV, a vacina é indicada a pessoas de 9 a 45 anos. Atualmente, há dois tipos de imunizantes disponíveis no mercado: a quadrivalente, oferecida pelo Sistema Único de Saúde e que protege contra quatro subtipos do vírus (6, 11, 16 e 18); e a nonavalente, dose vendida na rede privada entre R$ 900 e R$ 1.000, que estende a proteção para nove cepas do Papilomavírus Humano (6, 11, 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58) e amplia a proteção contra o câncer de colo de útero de 70% para 90%. “O ideal é que o indivíduo seja imunizado antes de iniciar a vida sexual, mas é importante que ele também se vacine após receber o diagnóstico de infecção, para se proteger dos outros subtipos”, diz Marcia Datz Abadi.

No SUS, a vacina é distribuída para crianças e adolescentes de 9 até 14 anos, além de homens e mulheres transplantados, pacientes oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia, pessoas vivendo com HIV, vítimas de violência sexual e indivíduos de 15 a 45 anos que tomam Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP).

Diagnóstico e tratamento

Quando o paciente apresenta verrugas na área genital, retirá-las é a primeira medida de tratamento, principalmente por essas lesões serem vetores do vírus. Nesses casos, geralmente é indicado o uso de medicamentos tópicos no local afetado, como pomadas e soluções ácidas.

Quando não há manifestações clínicas aparentes, o diagnóstico é feito por testes, como o preventivo do colo do útero, o famoso papanicolau. “Esse exame vai detectar alterações nas células que sinalizam infecção e lesões de baixo e alto grau, esta última que chamamos de lesão pré-câncer”, explica a ginecologista Aparecida Monteiro.

Logo depois, a paciente é encaminhada para uma colposcopia, exame no qual é usado uma ferramenta com lentes de aumento para melhorar a visualização do aspecto do colo do útero. “Às vezes, passamos alguma substância para sobressair alguma possível alteração, e , se necessário, fazemos uma biópsia para identificar o tipo de lesão. Se for uma lesão pré-câncer, já iniciamos o tratamento, fazendo a retirada da região afetada.”

Câncer de colo de útero

O Ministério da Saúde, em 2022, apontou o câncer de colo de útero como o responsável por cerca de 6 mil mortes, anualmente. A pasta também estima que, entre 2023 e 2025, cerca de 17 mil mulheres sejam diagnosticadas com o tumor, apresentando histórico de infecção pelo HPV.

No Brasil, a doença é o terceiro tipo de câncer mais comum em mulheres e a quarta causa de morte oncológica entre elas. “É preciso desassociar a vacina do sexo e destacar que ela protege contra um câncer”, conclui Cristiana Meirelles, gerente-médica do Beep, health tech que presta exames laboratoriais e vacinação em domicílio. As informações são do jornal O Globo.

Receba as principais notícias no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/HFKl9gaK9NmEi5SMTiG16p

Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br

O Sul

Tres Passos News

Direção e redação.

Recent Posts

Aloe Vera: como cultivar e aproveitar seus benefícios

A Aloe Vera, também conhecida como babosa, é uma planta milenar que une beleza, resistência…

2 horas ago

Como cultivar coentro em casa e colher em 30 dias com 5 dicas simples

Aprenda como cultivar coentro em casa e colher em apenas 30 dias com 5 dicas…

3 horas ago

Modelo natural de Crissiumal brilha no cenário internacional

Natural de Crissiumal, a modelo Bruna Reinheimer Biondo, filha de Altair e Nelsi Biondo, vem…

5 horas ago

Prefeito e vice recebem atleta três-passense que conquistou título nacional com a Seleção Gaúcha Sub-20

Na tarde de quinta-feira, 17 de abril, o prefeito Arlei Tomazoni e o vice-prefeito Rodrigo…

5 horas ago

Menino de seis anos morre após ser atingido por máquina agrícola no norte do RS

Um menino de seis anos morreu após ser atingido por uma máquina agrícola em Floriano…

6 horas ago

Bombeiros continuam as buscas por homem que caiu, na noite de domingo, no rio Buricá

Os Bombeiros seguem nas buscas por um homem de 59 anos que caiu nas águas…

6 horas ago

This website uses cookies.