Equipadas com o pulverizador de inseticida conhecido como fumacê, quatro caminhonetes do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), da Secretaria da Saúde (SES), estão na região noroeste do Estado para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras arboviroses como a zika e a chikungunya. O trabalho começou no início do mês de março na região.
Os veículos borrifam uma nuvem de fumaça com baixas doses de inseticida nas ruas e residências para eliminar os mosquitos adultos, evitando que contaminem a população. Nos últimos dias, as caminhonetes estiveram atuando em Três Passos e Tenente Portela. A medida é considerada emergencial e complementar às demais técnicas utilizadas para o enfrentamento ao mosquito. O trabalho é coordenado por técnicos da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde do Cevs lotados na 2ª Coordenadoria Regional de Saúde.
Eles relataram que em situações de surtos epidêmicos de dengue, a aplicação de inseticidas é uma ferramenta importante para reduzir a população de mosquitos adultos e interromper a transmissão do vírus, contendo a propagação rápida da doença. A aplicação de inseticidas segue protocolos e diretrizes estabelecidos na política pública de saúde, levando em consideração aspectos como segurança ambiental, resistência a inseticidas e monitoramento contínuo da eficácia das intervenções.
ATENÇÃO: Nesta quinta-feira, 14 de março, a coordenadora da equipe de agentes de endemias do município de Três Passos, Carmen Schlemer, acompanhada da Dra. Roberta e enfermeira Elisa, estarão concedendo entrevista na Rádio Difusora de Três Passos às 09h40min e às 10h30min na Rádio Alto Uruguai 92 FM, para relatar as ações, novidades e parceria com o Governo do Estado. Acompanhe!
Assessoria de Comunicação