Saúde

Seis alimentos que pioram a ressaca e podem causar aumento de peso

Após exceder o consumo de bebidas alcoólicas em feriados, é comum que as pessoas tenham uma forte ressaca no dia seguinte e procurem por alimentos que possam “curar” o conjunto de sintomas, que incluem dor de cabeça e náuseas. Entretanto, para evitar que os efeitos do dia seguinte sejam agravados, também é importante evitar alguns deles.

Beber água e consumir matérias-primas que ajudem na desintoxicação do organismo pode ajudar. Em entrevista, a nutricionista Juliana Andrade explicou que alguns alimentos podem atuar como vilões e agravar o quadro pós-alcoólico. Certos itens, inclusive, além de piorarem a ressaca ainda causam aumento de peso.

Confira abaixo seis deles:

– Alimentos picantes: Andrade alerta que, apesar de saborosos, os alimentos picantes podem aumentar a irritação no estômago, que estará sensibilizado devido o consumo da bebida.

– Laticínios pesados: durante a ressaca, o leite e outros produtos lácteos podem ser difíceis de digerir. Apesar de serem fontes de cálcio e proteínas, esses alimentos podem piorar as náuseas e diarreias. “Principalmente se houver alguma intolerância a esse tipo de alimento”, descreve a especialista.

– Café: muitas pessoas acreditam que o consumo do café auxiliará na redução do cansaço excessivo, entretanto, durante a ressaca, a bebida pode ter o efeito reverso. Além de desidratar ainda mais o corpo, o café pode irritar o estômago e aumentar a acidez.

– Doces excessivos: alimentos ricos em açúcar, a exemplo dos bolos, doces e refrigerantes, podem causar picos de glicose seguidos de quedas abruptas, “o que pode intensificar a sensação de fraqueza e tontura”, descreve. E mais: eles ainda “travam” a perda de peso, fazendo com que os números na balança aumentem.

– Álcool e bebidas energéticas: a ideia de que o consumo de mais bebidas alcoólicas no dia seguinte diminui a ressaca é um mito. Andrade adverte que as bebidas energéticas também devem ser evitadas, devido aos altos níveis de cafeína, açúcar e aditivos – o que irá aumentar a desidratação e inflamação do organismo.

– Frituras: batata frita, frango a passarinho e salgados, como a coxinha, são pesados para o estômago e ricos em calorias. Para o organismo que já está fragilizado com a ressaca, o consumo desses alimentos irá aumentar a inflamação do estômago e piorar as náuseas. “O excesso de gordura pode sobrecarregar o fígado e dificultar o processo de desintoxicação do álcool”, alerta Andrade.

Visando o bem-estar, o ideal seria aumentar o consumo de água. Segundo o nutricionista Lucas Fortunato, consumir alimentos ricos em água na composição pode ajudar, assim como priorizar uma alimentação leve com boas fontes de proteínas, cozidas ou assadas, evitando frituras. As informações são do site Metrópoles.

Receba as principais notícias no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/DkFcLPqw5hUFY4xFSh64MW

Siga-nos no Facebook:

https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br

O Sul

Tres Passos News

Direção e redação.

Recent Posts

Polícia descobre que homem em situação de rua iria ser morto na Páscoa e crime transmitido ao vivo

Três homens foram presos, neste domingo (20), por planejarem executar um homem em situação de…

9 minutos ago

Concursos públicos no Rio Grande do Sul oferecem 1.556 vagas; confira

Concursos públicos no RS (Rio Grande do Sul) oferecem 1.556 vagas com salários que podem chegar…

1 hora ago

Falsa biomédica que realizava procedimentos estéticos é investigada pela polícia no RS

Uma mulher é investigada pela polícia do RS por se passar por biomédica e atender…

1 hora ago

Corpo de Bombeiros atende ocorrência de pessoa desaparecida em rio na Região

No início da noite deste domingo (20), o Corpo de Bombeiros de Três de Maio…

2 horas ago

Pedidos de medidas protetivas poderão ser feitos online no RS após seis feminicídios em 24h

Após o assassinato de seis mulheres em menos de 24 horas no Rio Grande do…

3 horas ago

Adolescente morre após procurar atendimento oito vezes em unidades de saúde; MP investigará o caso

A adolescente Lívia Goulart Belmiro morreu aos 16 anos após procurar ajuda em oito ocasiões…

9 horas ago

This website uses cookies.