Saúde

Silencioso, câncer de rim mata milhares de brasileiros por ano; saiba como identificar a doença

Ao longo deste mês de junho, urologistas brasileiros irão se dedicar à campanha para alertar sobre o câncer de rim, doença que matou cerca de dez mil pessoas entre 2019 e 2021 no país, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Urologistas dedicam mês à campanha de alerta sobre a doença, que geralmente é assintomática.

“O câncer de rim é uma doença que afeta homens e mulheres, mas tem uma maior incidência em homens, entre 50 e 70 anos. O problema do câncer de rim é que, em geral, ele é totalmente assintomático. O sinal mais frequente deste tipo de câncer é a presença de sangue na urina”, disse o presidente da SBU, Luiz Otávio Torres.
De acordo com a SBU, além de provocar milhares de mortes, o câncer de rim levou à necessidade de realização de 18 mil procedimentos de nefrectomia (retirada total ou parcial do órgão).

O câncer renal corresponde a 3% dos tumores malignos urológicos e tem entre seus fatores de risco o tabagismo. A campanha está sendo realizada em junho, porque o Dia Mundial do Câncer de Rim será celebrado no dia 20 deste mês.

Os rins são uma espécie de órgão multitarefa no corpo, cumprem diversas funções e todas elas são fundamentais para a sobrevivência. Por um lado, se desfazem de produtos finais do metabolismo, como a ureia. Além disso, regulam o equilíbrio de líquidos no corpo, retendo água quando há perigo de desidratação e a eliminando quando está em excesso. Uma terceira função é a de ajustar os níveis de minerais como sódio e potássio no sangue. Por último, sintetizam hormônios que estimulam a produção de glóbulos vermelhos e regulam a pressão arterial.

A medicina conhece muito bem as funções que os rins desempenham, no entanto, ao contrário do que acontece com outros tumores, até agora não se conhece fatores de risco determinantes para o aparecimento de um câncer renal.

O câncer nos rins também está relacionado à idade. Quanto maior a expectativa de vida, mais casos de câncer. No corpo, são produzidas constantemente mutações nas células que poderiam provocar um tumor se não fosse pelo sistema imunológico se encarregando de eliminá-las. Porém, com a idade, essa defesa do corpo perde eficácia. Essa é uma das razões pelas quais a probabilidade de ter um câncer em idades mais avançadas é maior que em pessoas mais jovens. Os tumores renais são diagnosticados mais frequentemente entre a quinta e a sétima década de vida, e o sintoma mais comum é a hematúria, o sangramento na urina.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/CsCEOkj2FFZHrOaxRW43ot

O Sul

Tres Passos News

Direção e redação.

Recent Posts

4 cortes modernos para valorizar cabelos grisalhos em 2025

Conheça 4 cortes modernos que valorizam os cabelos grisalhos em 2025 e garanta um visual…

26 minutos ago

Mulher de 35 anos segue na UTI após acidente com morte na VRS-822, em Esperança do Sul

Uma mulher de 35 anos, passageira de um Fiat Línea, que ficou gravemente ferida em…

5 horas ago

Impressora multifuncional Samsung: por que está entre as favoritas do mercado?

Se você está pensando em comprar impressora Samsung, saiba que as versões multifuncionais da marca…

6 horas ago

Previsão do tempo: como começa e termina a semana no Rio Grande do Sul

Nesta segunda-feira, 21, dia de Tiradentes, tem previsão de tempo seco ainda frio com mais…

6 horas ago

PRF apreende quase uma tonelada e meia de maconha escondida em carreta no RS

Na tarde de domingo, 20, a Polícia Rodoviária Federal prendeu 3 homens e apreendeu cerca…

8 horas ago

This website uses cookies.