Saúde

Síndrome do Fim de Ano repleta de reflexões e muito cansaço: pessoas tendem a ficar exaustas e algumas até depressivas

Uma mistura de emoções como alegria e tristeza, insatisfação e realizações, esperança e desespero e muitos outros sentimentos controversos fazem parte do balanço de final de ano. A psicanalista Andréa Ladislau até usa um termo para definir esse período: a Dezembrite, que seria a Síndrome do Final do Ano quando muitas pessoas ficam meio depressivas por conta do Natal e das festas de Reveillon. “Os motivos podem ser e são, muito subjetivos, porém apesar da mudança de calendário causar grande alegria e motivação para muitos, para outros, ela eleva e agrava o nível de ansiedade, estresse, melancolia e tristeza”, explica a profissional.

Especialista em Gestão de Saúde e especialista em Ciência da Felicidade, pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, Chrystina Barros, também faz sua abordagem sobre dezembro, que pode ser um mês de descanso ou exaustão porque é o último de um ciclo intenso no qual as responsabilidades profissionais, pessoais e até os preparativos para as festas de fim de ano podem sobrecarregar o corpo e a mente.

Segundo Andréa Ladislau, “a Dezembrite gera um misto de emoções, sentimentos e muita ansiedade, também pelo que não foi feito, pelo que não se conquistou e pelos desejos não concretizados ao longo dos últimos 365 dias, estimulando o desânimo, a baixa autoestima e até a depressão, em caso de pessoas que já possuem uma tendência a ter o problema”.

Chrystina Barros complementa afirmando o mês de dezembro representa o fim de um ciclo que imediatamente recomeça. “Então existe muita alegria, a sensação de comemorar, de fechar o ano, de celebrar tanto o ano que se passou. Mas têm pessoas que renovam seus votos, e nesse momento, entre o que se passou e o que vem, esse balanço pode acabar gerando os sentimentos de frustração: São aquelas promessas de fim de ano que a gente faz, e vemos às vezes as brincadeiras”, explica a pesquisadora.

A mudança de calendário, acrescenta Andréa, não é um decreto de que o mundo vai acabar. “É preciso encarar o fechamento de ciclo como um tempo que segue e dará a chance e oportunidade de novas realizações e concretização do que não foi resolvido no ano que passou. Nem tudo precisa ser resolvido agora, e temos que ter a consciência de que não é saudável carregar o peso do ‘perfeito’ nas costas”, preconiza.

Novo ano

A psicanalista Andréa Ladislau recomenda para ter um ano melhor “permitir-se celebrar sempre suas conquistas e realizações, por menores que elas pareçam. Lembrar que devemos viver um dia de cada vez, investindo no agora, no momento presente, evitando estimular a ansiedade com o que ainda está por vir e nem sempre podemos controlar. Provocar uma mudança de hábitos e incluir na rotina para 2025, práticas de autocuidado que favoreçam a saúde física e mental. Tais como: higienização do sono; praticar atividade física regular; cuidados e controle da alimentação; desenvolver um hobbie; evitar o excesso de telas; buscar a socialização e a conexão com o outro; fazer terapia; criar metas a serem alcançadas e um planejamento de novas conquistas, sem deixar que a auto cobrança, o desejo de perfeição e a frustração sabotem o estímulo às novas realizações; aprender a dizer “não” e colocar limites no que gera desconforto e insatisfação; estar mais próximo da natureza e de sua essência; além de definir um propósito para o seu 2025”.

Na mesma linha, Chrystina Barros ensina: “Eu quero que cada dia meu seja bom e se eu me propuser a cada dia fazer algo diferente, esse diferente talvez possa ser melhor para mim. E aí, 1º de janeiro, 1º de junho, 31 de agosto ou 31 de dezembro, serão dias em que eu posso fechar balanços, mas eu vou ser melhor para mim todos os dias. E se eu for melhor para mim todos os dias, porque eu consegui fazer em mim coisas boas, aproveitar momentos duros, tirar lições, levar relacionamentos, conquistas, amizades, pessoas, amores. Isso já vale a pena para todos os dias e que a gente possa colocar isso como uma ação para cada tempo, na renovação do ano novo, que é para todos, do nosso aniversário, aniversário de casamento, de namoro, de formatura, renovando a esperança sempre”.

Receba as principais notícias no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/C8q0abPY2732tGJDyzjGGk

Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br

O Sul

Tres Passos News

Direção e redação.

Recent Posts

Por que mulheres têm risco maior de Alzheimer do que homens? Cientistas encontram pista

Pesquisadores brasileiros e norte-americanos descobriram que mulheres com declínio cognitivo, desde casos mais leves até…

1 hora ago

Massa de ar polar avança sobre o RS e deve derrubar a temperatura até quarta-feira

Apesar do predomínio do sol, a Páscoa e o feriado de Tiradentes serão de frio intenso em todo o Rio…

1 hora ago

Coluna Semanal – Os Soberbos

Parte da mensagem mediúnica de Adolfo, bispo de Argel. (Marmande 1862). “Homens, por que vos…

13 horas ago

Homem de 34 anos está na condição de desaparecido em cidade da Região

Um homem de 34 anos, é dado como desaparecido desde que saiu de casa por…

14 horas ago

Seis feminicídios são registrados na Sexta-feira Santa no Rio Grande do Sul

O feriado da Sexta-feira Santa, que deveria ser marcado por momentos de reflexão e paz, foi…

14 horas ago

Casal de jovens é morto a facadas no RS; suspeito do crime é o ex-namorado da vítima

Um duplo homicídio foi registrado na madrugada desta sexta-feira (18) na comunidade de Arroio Feliz,…

19 horas ago

This website uses cookies.