Saúde
Foto: Reprodução

O governo do RS decidiu, nesta sexta-feira (19), suspender atividades em locais público entre 22h e 5h a partir deste sábado (20). O motivo é o agravamento da pandemia de coronavírus no estado, com a classificação de 11 regiões em bandeira preta.

“Não é chamado de toque de recolher porque há discussão jurídica. Mas há disponibilidade, sim, sobre a restrição e atividades e aglomerações em locais públicos”, disse o governador Eduardo Leite.

As regiões de Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Erechim, Lajeado, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões (a qual Coronel Bicaco pertence), Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Taquara foram classificadas em bandeira preta. Em torno de 68% da população mora em municípios dessas regiões.

As demais estão em bandeira vermelha, onde moram mais de 31% dos gaúchos.

O governador afirmou, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, que a piora nos indicadores, principalmente no aumento das hospitalizações por Covid-19, exigiu medidas mais rigorosas.

“O governo fez e faz todo esforço para ampliar os leitos de UTI. Aumentamos mais de 100%. Eram 930 antes da pandemia e são mais de 1,9 mil neste momento. Mas há uma limitação de infraestrutura e de recursos humanos. Não é infinita. Esbarra na formação de equipes de atendimento médico”, disse.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-RS) se reúne, nesta sexta, com as forças de segurança do estado para assegurar o cumprimento do distanciamento em todas as cidades a partir deste fim de semana.

  “Rogo à população gaúcha que nos ajude neste momento cumprindo seu papel, evitando aglomerações. Elas precisam de trabalho para seu sustento, mas também precisam de condições de saúde. Para que a gente possa atravessar o momento derradeiro até que tenhamos volume de vacina maior, no mês de março, e entre abril e maio tenhamos imunizado os grupos de maior risco, não podemos relaxar”, pediu o governador.

Bandeira preta Canoas (em cogestão)

Capão da Canoa (em cogestão) Erechim (em cogestão) Lajeado (em cogestão) Novo Hamburgo (em cogestão) Palmeira das Missões (em cogestão) Passo Fundo (em cogestão) Porto Alegre (em cogestão) Santa Cruz do Sul (em cogestão) Taquara (em cogestão) Caxias do Sul (em cogestão)

Bandeira vermelha Bagé (em cogestão)

Ijuí (em cogestão) Pelotas (em cogestão) Santa Rosa (em cogestão) Cachoeira do Sul (em cogestão) Cruz Alta (em cogestão) Guaíba Santa Maria Santo Ângelo (em cogestão) Uruguaiana (em cogestão)

Região Celeiro

Em termos de Região Celeiro, os municípios de Barra do Guarita, Coronel Bicaco, Esperança do Sul, Miraguaí, Redentora, Tenente Portela, Três Passos. Bom Progresso, Braga, Derrubadas, Tiradentes do Sul e Vista Gaúcha estão classificados como Bandeira Preta. Já os municípios pertencentes a Regional de Ijuí que são, Crissiumal, Humaitá, Sede Nova, São Martinho, São Valério do Sul, Inhacorá, Chiapetta, Santo Augusto e Campo Novo, em Bandeira Vermelha.