Foto; Ilustração
Depois de crimes cibernéticos envolvendo o auxílio emergencial, clonagem de celulares, falsos depósitos e furtos de cartões, outro golpe tem se tornado mais frequente no Rio Grande do Sul. Trata-se de um estelionato aplicado a partir da criação de um falso perfil de WhatsApp, usado para pedir dinheiro a amigos e familiares da vítima. Embora o modelo de golpe não seja novo, vem fazendo cada vez mais vítimas, conforme a Polícia Civil, principalmente entre pessoas ativas nas redes sociais, que utilizam o Instagram como ferramenta de trabalho. O fato de a pessoa ter um perfil aberto e com muitas informações sobre vida pessoal e relacionamentos pode facilitar a atuação dos criminosos.
O golpe começa a ser aplicado quando os bandidos criam um perfil de WhatsApp com a foto da vítima, possivelmente encontrada em redes sociais. Por meio do aplicativo de mensagens instantâneas, os criminosos entram em contato com amigos e familiares da pessoa, passando-se por ela. Os golpistas informam que o número de WhatsApp mudou e, após algumas trocas de mensagens, pedem uma transferência bancária.
A ajuda financeira é solicitada com histórias fajutas, como a necessidade de pagamento a um fornecedor, após a pessoa já ter excedido o limite de transferências bancárias do dia. Segundo o delegado André Anicet, da Delegacia de Crimes Cibernéticos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), o destino do depósito solicitado costuma ser para contas em Estados diferentes. Para o delegado, uma forma de identificar se a história é, de fato, um golpe, é entrar em contato com a pessoa que supostamente esteja pedindo dinheiro por meio de outro número de telefone, como o do “antigo” WhatsApp.
Confira dicas para não cair em golpes
GZH/Polícia Civil
Mais de 500 vagas em concursos públicos estão abertas no Rio Grande do Sul esta…
No domingo, 27, a Prainha do Cascalho, em Tiradentes do Sul, foi ponto de encontro…
Aprenda como manter o escorredor de pratos limpo e livre de limo com dicas simples,…
A partir desta sexta-feira (25), as instituições financeiras poderão oferecer o Crédito do Trabalhador, popularmente conhecido…
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por 10 votos a 1, que a apreensão do…
Na manhã de domingo, 27 de abril, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), apreenderam aproximadamente…
This website uses cookies.