Três em cada cinco brasileiros não quer ter arma de fogo em casa. É o que aponta levantamento divulgado na terça-feira (21) pelo Instituto Paraná Pesquisas. Ao todo, são 60,9% o número de moradores do país que não gostaria de ter uma arma dentro de casa, contra 36,7% que gostariam.
A posse de arma foi flexibilizada pelo presidente Jair Bolsonaro em janeiro deste ano. O decreto exige uma série de requisitos, como passar por avaliação psicológica e não ter antecedentes criminais. O que efetivamente mudou é que não há necessidade de uma justificativa para a posse da arma. Antes esse item era avaliado e ficava a cargo de um delegado da Polícia Federal, que poderia aceitar, ou não, o argumento.
Segundo a pesquisa, o número de brasileiros que quer ter arma é maior entre os homens. São 47,6% deles que gostariam de ter o objeto em casa, contra apenas 26,7% entre as mulheres.
A faixa etária com maior vontade de manter uma arma em casa ocorre entre os 35 a 44 anos. São 40,4%, incluindo homens e mulheres, que gostariam de ter uma arma de fogo em casa.
Pesquisa
A Paraná Pesquisas ouviu 2.452 habitantes por telefone, em todo o território brasileiro, entre os dias 14 e 18 de maio. A amostragem representa um grau de confiança de 95% e a margem estimada de erro é de aproximadamente 2,0% para mais ou para menos.
Banda B