Mais um golpe está sendo aplicado na internet com informações falsas sobre serviços do Detran. Nos últimos dias, diversas pessoas receberam uma mensagem com uma suposta notificação extrajudicial sobre a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mesmo os que não são motoristas e não possuem o documento.
Mensagens podem aparecer em diferentes formatos, o que permanece o mesmo são as instruções para realizar pagamentos e informar dados. Reprodução / Reprodução
Detran-RS confirmou que as mensagens são falsas. Reprodução / Reprodução
A mensagem diz “Sua CNH pode ser cancelada. Consulte (endereço do site) para verificar e resolver a situação”. O órgão alertou que o SMS é um golpe. A mensagem fraudulenta contém um link falso que induz o usuário a realizar pagamentos.
Conteúdo falso
Em nota, o Detran-RS garantiu que “não encaminha mensagens sobre abertura de processos de suspensão ou cassação, tampouco com links para preenchimento de dados ou pagamento de débitos”.
Segundo a instituição, todas as notificações sobre documentos e processos são feitas somente em canais oficiais, seja via postal, aplicativo ou site, na Central de Serviços. O acesso é feito utilizando as credenciais de acesso (usuário e senha) da plataforma gov.br, em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados.
Dicas para evitar os golpes do Pix
1. Tenha certeza dos dados do destinatário
Não faça transações por Pix antes de ter certeza de estar fazendo para a pessoa certa e apenas se for uma compra de confiança. Se é a primeira vez que você faz uma compra com a pessoa, prefira pagar no cartão, mesmo que não tenha desconto, porque no cartão é possível cancelar a compra caso tenha sido vítima de algum golpe.
2. Não clique em links recebidos por SMS ou WhatsApp
Não clique em links que você recebe por SMS ou WhatsApp pedindo para confirmar números para realizar transferência. Se tiver dúvidas, entre no próprio aplicativo do banco.
3. Estabeleça um limite de transferência
Mantenha seu limite de transferência por Pix ativado no mínimo que você costuma usar. Assim, caso seu telefone seja furtado, a barreira será maior para fazer transferências indevidas.
4. Confirme se a mensagem é verdadeira
Não faça transferência para alguém que pediu por mensagem de WhatsApp sem confirmar por outros canais se essa é uma solicitação verdadeira. Caso você receba um pedido de um familiar, amigo ou conhecido, ligue por telefone para saber se é real ou se alguém está tentando aplicar um golpe.
Receba as principais notícias no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/CagWQyL5VU7A9hgigUWaDc
Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br
Gaúcha ZH