Foto: Reprodução
Nove agentes penitenciários foram indiciados pela Polícia Civil por corrupção ao supostamente facilitarem a fuga de presos na Penitenciária Regional de Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul. O caso ocorreu em janeiro de 2019, quando 17 apenados deixaram a unidade após uma caminhonete derrubar o portão da cadeia.
O secretário de Justiça e Sistema Penal do RS, Mauro Hauschild, afirmou que soube do resultado dos fatos pela reportagem da RBS TV. O titular da pasta disse que vai solicitar cópia do inquérito à polícia para a possível tomada de providências.
Ao todo, 55 presos foram indiciados por participação no esquema. A Polícia Civil pediu autorização judicial para cumprir 12 mandados de busca e 21 de prisão. O Ministério Público deu parecer favorável, mas o Poder Judiciário negou a solicitação.
Por meio da assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do RS, a juíza Mônica Marques Giordani afirmou que a decisão foi fundamentada e que não pode se manifestar devido ao sigilo do processo.
Segundo a Polícia Civil, cinco dos nove agentes indiciados seguem trabalhando no presídio.
O delegado afirma que houve facilitação também em outra fuga, ocorrida em 2018. De acordo com a polícia, havia venda de privilégios dentro da cadeia.
Áudios gravados por presos relatavam o pagamento de até R$ 10 mil para transferências da triagem para o alojamento, considerado mais confortável.
G1 RS
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil investiga como se…
Onze anos após um dos casos policiais que marcou a história do Rio Grande do…
Uma criança de um ano faleceu vítima de afogamento em uma piscina residencial na tarde…
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul informou que vítimas de violência doméstica poderão…
Veja como usar a dracena para transformar sua sala com 3 dicas práticas e elegantes…
Clorofito murchando? Veja os 4 principais motivos e como recuperar sua planta de forma simples…
This website uses cookies.