Foto: Divulgação
O Rio Grande do Sul vai enviar tropas para o rodízio do contingente que foi enviado para a fronteira do Brasil com a Venezuela Guiana, em maio. A notícia foi dada pelo Comandante do Comando Militar do Sul (CMS), general Hertz Pires do Nascimento, durante cerimônia do Dia do Exército realizada na sexta-feira (19).
O Exército Brasileiro reforçou nos últimos meses a presença em Roraima, desde que a Venezuela ameaçou tomar uma parte do território da Guiana, a província de Essequibo, rica em petróleo e disputada historicamente pelos dois países. Como a tensão cresceu, o ministério da Defesa do país decidiu aumentar a presença bélica na região. É aí que entra a força-tarefa dos gaúchos. Substituirá outro contingente do CMS, formado com membros da 5ª Divisão de Exército enviados anteriormente.
Conforme o general Hertz, deve ser enviado membros de unidades de Cavalaria Mecanizada.
As viaturas blindadas em especial o grupamento de 28 blindados já foi enviado para reforçar a fronteira com a Guiana. Eles saíram do Mato Grosso do Sul. Não está descartado que blindados sejam enviados pelo Rio Grande do Sul, mas o que já está certo é o envio de tropas gaúchas. O contingente é formado por cerca de 150 militares da 6ª Divisão de Exército de unidades localizadas nas de Santana do Livramento, Bagé e Jaguarão, todas cidades fronteiriças com o Uruguai. A presença de gaúchos será parte de um rodízio determinado pela cúpula do Exército.
A transferência de blindados para o norte do país faz parte da Operação Roraima, que tem reforçado a presença militar no norte do país mandado equipamentos militares para a região amazônica. Segundo o Exército, o projeto prevê o aumento em 10% o efetivo de tropas no Comando Militar do Norte e no Comando Militar da Amazônia. O leitor até pode estranhar a presença de blindados na região amazônica, mas é que Roraima tem um extenso planalto composto de campos, numa geografia semelhante à do Rio Grande do Sul, propícia ao uso de carros de combate no patrulhamento. É o chamado Lavradio.
A estrutura da unidade militar de Roraima será ampliada de esquadrão para regimento. Após a transformação completa da unidade, prevista para 2025, o regimento passará a ter três esquadrões e um efetivo de cerca de 600 militares de Cavalaria Mecanizada , o triplo do contingente original.
Estão na fronteira com a Guiana, hoje, 14 viaturas blindadas multitarefa (VBMT) 4×4 Guaicurus (equipadas com sistemas de armas remotamente controlados, meios de visão termal e módulos de comando e controle), além de oito viaturas blindadas de transporte de pessoal médio sobre rodas Guarani (com canhão e metralhadora), seis viaturas blindadas de reconhecimento média sobre rodas EE-9 Cascavel (com canhão e metralhadora), e algumas viaturas administrativas. Esse esforço logístico, em um país de dimensões continentais, tem por objetivo incorporar meios blindados modernos ao 18° Regimento de Cavalaria Mecanizado, mais nova Unidade do Comando Militar da Amazônia.
O deslocamento de tropas e equipamentos militares para Roraima teve início após a escalada de tensões entre Venezuela e Guiana causada pela disputa pelo território de Essequibo. Alvo de uma controvérsia que remonta ao século 19, esse território voltou a ser reclamado pelo governo da Venezuela no ano passado.
Em dezembro de 2023, os eleitores venezuelanos aprovaram, em referendo, a incorporação de Essequibo, que soma 75% da atual Guiana. O território de 160 mil km², com população de 120 mil pessoas, é alvo de disputa pelo menos desde 1899, quando esse espaço foi entregue à Grã-Bretanha, que controlava a Guiana na época. A Venezuela, no entanto, não reconhece essa decisão e sempre considerou a região “em disputa”.
Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/EvKimMBKVIv8axhE9r9OX5
Humberto Trezzi/GZH
Uma mulher de 35 anos, passageira de um Fiat Línea, que ficou gravemente ferida em…
Se você está pensando em comprar impressora Samsung, saiba que as versões multifuncionais da marca…
Nesta segunda-feira, 21, dia de Tiradentes, tem previsão de tempo seco ainda frio com mais…
Na tarde de domingo, 20, a Polícia Rodoviária Federal prendeu 3 homens e apreendeu cerca…
Se você costuma usar óleo de semente para cozinhar, talvez seja hora de repensar esse…
This website uses cookies.