Tempo
Capão da Canoa. Foto: Arquivo/TP News

Após um fim de semana de calorão predominante em todo o Rio Grande do Sul, com sensação de abafamento, a segunda-feira (11) será de chuva. Segundo informações da Somar Meteorologia, uma nova frente fria começa a avançar pelo Estado no começo desta semana.

Para o começo da semana, a previsão indica que as cidades do centro-sul gaúcho podem ter chuva forte, com grande potencial para granizo e temporais isolados. A Somar alerta também para a possibilidade de transtornos com relação aos acumulados elevados. Os maiores volumes de chuva ocorrem na região de fronteira com o Uruguai, tendo início no meio da tarde. Além disso, nestas áreas, as rajadas de vento podem passar dos 70km/h. 

A partir da chegada da frente fria à região de fronteira com o Uruguai, a chuva vai avançando pelo Estado. Já na metade norte, a chuva será mais isolada e deve vir especialmente no fim do dia. A chuva deverá persistir à noite e avançar pela madrugada. 

Antes da chuva, as temperaturas deverão ser elevadas, com sensação de abafamento. Nesta segunda, a Somar destaca que a máxima no Estado chegará a 41°C – marca prevista para ser atingida em Esteio, Pareci Novo e Capela de Santana. A mínima deve ser registrada em São José dos Ausentes, com 12°C.  

Na terça-feira (12), a chuva perde força na Campanha. Segundo a Somar, ainda pode chover na região, mas de maneira bem pontual pela manhã. Já do centro ao norte do Estado, o tempo seguirá instável, com possibilidade de temporais. A previsão indica que poderá chover a qualquer momento do dia, mas com volumes baixos. Na faixa litorânea, a circulação de vento úmido deixará muitas nuvens ao longo do dia, com chuva fraca e pouco sol. 

As temperaturas caem bastante na terça, principalmente na Campanha. Algumas cidades podem registrar queda de mais de 10°C de um dia para o outro. As mínimas previstas para o dia devem ser de 16°C em São José dos Ausentes e  17°C em Bom Jesus. A máxima será de 35, temperatura que deve ser registrada em pequenos municípios como Pinheiro do Vale, Barra do Guarita e Derrubas. Para Porto Alegre, a previsão para terça é de chuvas intercaladas com períodos de tempo nublado, com mínima de 22°C e máxima de 26°C.

 Conforme a Somar, a tendência para quarta-feira (13) será de tempo firme em todo o Rio Grande do Sul, apenas com alguma variação da nebulosidade na faixa leste. O sol aparece entre poucas nuvens, mas as temperaturas não devem subir tanto, principalmente no litoral. Já para quinta (14), a previsão é que o calor volte para o Estado.

GZH