Sexo

O que acontece com o seu corpo se você não se masturbar?

Amasturbação pode ser muito saudável, certo? Mas você sabia que não se masturbar também pode proporcionar alguns benefícios? Castidade pode ser um conceito muito importante para algumas pessoas, seja por motivos religiosos, de sexualidade, criação ou simplesmente por escolha pessoal.

Diante disso, um dos temas que ainda gera muita polêmica – principalmente para as mulheres – é a masturbação, que nada mais é do que o ato de autoestimular os órgãos sexuais para sentir prazer. 

A maioria dos sexólogos está de acordo: “a masturbação faz parte de uma vida sexual saudável, é totalmente segura e inofensiva”, além de diminuir o estresse e aumentar a autoestima.

Em um estudo realizado, os cientistas chegaram a conclusão que homens que ejaculam mais de 5 vezes por semana têm 33% menos chances de desenvolver câncer de próstata.

No caso das mulheres, o ato, além de ser uma ótima maneira de conhecer o próprio corpo, pode ajudar na prevenção de infecções, alongar os músculos do colo do útero e prevenir cólicas menstruais.

Porém, não se masturbar também pode trazer algumas vantagens científicas e pessoais, como por exemplo o aumento da produtividade – diminuindo a procrastinação diária –, devido ao acúmulo de energia, e maior sensibilidade sexual.

Isso porque o sêmen – no caso dos homens – contém testosterona e quando você acumula toda essa testosterona, acaba acumulando também muita energia. Sendo assim, a próxima vez que for fazer sexo, sua excitação será muito maior.

Pelo menos, isso é o que afirma Jim Pfausprofessor de neurociência da Concordia University, no Canadá, em uma entrevista para a revista Vice. A mesma coisa acontece com as mulheres, só que nesse caso o acúmulo intenso é de estrogênio.

“Acho que essa é a ‘energia’ de que os adeptos de sexo tântrico falam. Aprender a manter uma ereção e segurar a ejaculação torna a experiência do orgasmo mais intensa e prazerosa. Isso é verdade para nós e para os ratos. Então, o aumento de ‘energia’ é mais psicológico do que qualquer outra coisa”, disse ele.

Sendo assim, abster-se da masturbação não tem nenhum perigo, porém muitos médicos consideram que seja uma privação desnecessária, pois o ato pode ser muito saudável para o organismo. 

No entanto, a decisão é pessoal. Afinal, cada um possui o direito de fazer o que bem entender com próprio corpo. Mas, para o professor Pfaus, essa abstinência pode fazer com que as pessoas “se privem de uma autodescoberta importante”.

Jornal Ciência

Tres Passos News

Direção e redação.

Published by
Tres Passos News

Recent Posts

O que esperar do clima na segunda quinzena de abril no Rio Grande do Sul

Os maiores acumulados de chuva na segunda quinzena de abril devem se dar no Norte…

42 minutos ago

Desafio do desodorante mata menina de 8 anos

O Desafio do desodorante voltou a causar tragédia no Brasil. Uma menina de apenas 8 anos faleceu…

42 minutos ago

Horóscopo semanal: previsão dos signos de 14 a 20 de abril de 2025

Nesta semana, o Sol seguirá no signo de Áries e fará aspecto tenso com Plutão…

47 minutos ago

Sindicato dos Médicos divulga nota oficial sobre morte de recém-nascido no RS

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul manifesta solidariedade à família diante da dor…

52 minutos ago

El Soberbio inaugura nova pista de pouso para aviões e se torna um polo regional

El Soberbio inaugurou na terça-feira (15/04) uma nova pista de pousos, e se posiciona como…

57 minutos ago

Qual o novo valor do salário mínimo que o governo vai propor para 2026

O salário mínimo em 2026 deverá ser de R$ 1.630, com aumento nominal de 7,37%.…

1 hora ago

This website uses cookies.