Sexo

O que acontece com o seu corpo se você não se masturbar?

Amasturbação pode ser muito saudável, certo? Mas você sabia que não se masturbar também pode proporcionar alguns benefícios? Castidade pode ser um conceito muito importante para algumas pessoas, seja por motivos religiosos, de sexualidade, criação ou simplesmente por escolha pessoal.

Diante disso, um dos temas que ainda gera muita polêmica – principalmente para as mulheres – é a masturbação, que nada mais é do que o ato de autoestimular os órgãos sexuais para sentir prazer. 

A maioria dos sexólogos está de acordo: “a masturbação faz parte de uma vida sexual saudável, é totalmente segura e inofensiva”, além de diminuir o estresse e aumentar a autoestima.

Em um estudo realizado, os cientistas chegaram a conclusão que homens que ejaculam mais de 5 vezes por semana têm 33% menos chances de desenvolver câncer de próstata.

No caso das mulheres, o ato, além de ser uma ótima maneira de conhecer o próprio corpo, pode ajudar na prevenção de infecções, alongar os músculos do colo do útero e prevenir cólicas menstruais.

Porém, não se masturbar também pode trazer algumas vantagens científicas e pessoais, como por exemplo o aumento da produtividade – diminuindo a procrastinação diária –, devido ao acúmulo de energia, e maior sensibilidade sexual.

Isso porque o sêmen – no caso dos homens – contém testosterona e quando você acumula toda essa testosterona, acaba acumulando também muita energia. Sendo assim, a próxima vez que for fazer sexo, sua excitação será muito maior.

Pelo menos, isso é o que afirma Jim Pfausprofessor de neurociência da Concordia University, no Canadá, em uma entrevista para a revista Vice. A mesma coisa acontece com as mulheres, só que nesse caso o acúmulo intenso é de estrogênio.

“Acho que essa é a ‘energia’ de que os adeptos de sexo tântrico falam. Aprender a manter uma ereção e segurar a ejaculação torna a experiência do orgasmo mais intensa e prazerosa. Isso é verdade para nós e para os ratos. Então, o aumento de ‘energia’ é mais psicológico do que qualquer outra coisa”, disse ele.

Sendo assim, abster-se da masturbação não tem nenhum perigo, porém muitos médicos consideram que seja uma privação desnecessária, pois o ato pode ser muito saudável para o organismo. 

No entanto, a decisão é pessoal. Afinal, cada um possui o direito de fazer o que bem entender com próprio corpo. Mas, para o professor Pfaus, essa abstinência pode fazer com que as pessoas “se privem de uma autodescoberta importante”.

Jornal Ciência

Tres Passos News

Direção e redação.

Published by
Tres Passos News

Recent Posts

Seis feminicídios são registrados na Sexta-feira Santa no Rio Grande do Sul

O feriado da Sexta-feira Santa, que deveria ser marcado por momentos de reflexão e paz, foi…

22 minutos ago

Homem de 34 anos está na condição de desaparecido em cidade da Região

Um homem de 34 anos, é dado como desaparecido desde que saiu de casa por…

1 hora ago

Casal de jovens é morto a facadas no RS; suspeito do crime é o ex-namorado da vítima

Um duplo homicídio foi registrado na madrugada desta sexta-feira (18) na comunidade de Arroio Feliz,…

7 horas ago

Chuva, frio e sol vão marcar o feriadão no Rio Grande do Sul; veja previsão

Já dá para tirar as roupas mais pesadas do armário para o feriadão de Páscoa, que…

9 horas ago

Seis alimentos que pioram a ressaca e podem causar aumento de peso

Após exceder o consumo de bebidas alcoólicas em feriados, é comum que as pessoas tenham…

12 horas ago

Moto fica carbonizada em acidente com morte na BR-116; mulher morreu no local

Uma motociclista morreu em um acidente na madrugada desta sexta-feira (18) na BR-116, em Estância…

12 horas ago

This website uses cookies.