Sexo
Foto: Reprodução

Consigo manter uma ereção, fico excitado, mas não ejaculo. A minha esposa já está de saco cheio dessa situação. Me ajudem!

Esse problema da demora ou da dificuldade de ejaculação está incomodando cada vez mais os casais. Descartada uma causa orgânica pelo médico urologista, cabe a um psicólogo ou terapeuta sexual iniciar a investigação da história de vida em busca das possíveis causas do comportamento sexual do homem. Isto inclui o acúmulo de vivências sexuais negativas e até

a falta de participação da parceira durante o sexo. Para que a situação seja considerada problemática, é necessário que o ato sexual, sem ejaculação, ultrapasse os 30 minutos de penetração.

Masturbação

O fato mais importante é saber se a ejaculação ocorre durante a masturbação. Neste caso, a timidez pode ser o fator responsável pela disfunção. Os mais retraídos, com certo padrão de ansiedade durante a relação, apresentam, geralmente, uma boa ereção peniana e, na masturbação, conseguem ejacular normalmente.

No entanto, o uso prolongado de medicamentos antidepressivos, ansiolíticos, calmantes e drogas (álcool, maconha e cocaína) podem inibir o processo natural. Converse com sua parceira. Ela precisa entender que a participação dela é fundamental na relação, com carícias para excitá-lo mais. A terapia sexual pode ajudar na recuperação de comportamentos positivos, no aumento dos estímulos e na aprendizagem de rotinas sexualmente saudáveis. Falando de Sexo/Diário Gaúcho