Saúde
Foto: Reprodução / Aalto University

Cientistas da Universidade Aalto, na Finlândia, criaram um vídeo impressionante que mostra como o novo coronavírus pode se espalhar por dois corredores de supermercados e infectar consumidores por vários minutos.

A animação criada pelos especialistas serve de alerta para que as pessoas conheçam os perigos da propagação da doença.

“Alguém infectado pelo coronavírus pode tossir e se afastar, mas deixa para trás uma nuvem com partículas extremamente pequenas carregando o coronavírus. Essas partículas podem acabar no trato respiratório de outras pessoas próxima”, diz o professor assistente da Universidade de Aalto, Ville Vuorinen.

Os pesquisadores ressaltam que a gravidade da simulação reforça a necessidade de se ficar em casa. “Os resultados preliminares destacam a importância das recomendações de que você fique em casa se não estiver bem e mantenha distância física com todos. As instruções também incluem tossir na manga ou em um lenço de papel e cuidar de uma boa higiene das mãos.”

Perigos de correr ao ar livre

Um outro vídeo criado pela empresa de tecnologia de simulação Ansys mostra que quem realiza exercícios ao ar livre não está livre de contrair o novo coronavírus, mesmo se utilizar as diretrizes atuais de distanciamento social.

Na simulação é possível ver que as gotículas se espalham pelo ar por mais de um metro e meio durante caminhada, corrida ou passeio de bicicleta. Cientistas alegam que correr lado a lado com alguém pode ser mais seguro do que correr atrás de uma pessoa, para que você não entre em contato com nenhuma secreção.

O Dia