Tempo
Foto: Arquivo/TP News

Grande parte do Rio Grande do Sul experimentou neste domingo uma radical mudança do tempo com o avanço de uma frente fria e o ingresso de uma massa de ar frio. Em Porto Alegre (foto), que teve chuva, rajadas de vento e trovoadas no começo do domingo, a temperatura no Aeroporto Salgado Filho era de 30ºC às 15h de sábado e na mesma hora hoje fazia 14ºC.

Em Campo Bom, a máxima do sábado à tarde alcançou 34,0ºC e às 15h deste domingo fazia 13,6ºC, menor marca do dia até aquele horário e mais de 20ºC a menos que na tarde anterior. Em Parobé, onde no sábado fez 35,3ºC, a temperatura no meio da tarde de hoje era de apenas 13ºC ou 22ºC a menos. Já na Serra, Gramado registrou 29ºC às 15h de sábado e na tarde de hoje tinha 10ºC.

Frente fria que avançou pelo Estado neste domingo passa agora à semi-estacionária e hoje deverá começa a recuar para o Sul. Por isso, cidade do Sul que voltaram a ter sol ontem com o ingresso de ar mais frio e seco hoje terão o retorno da chuva principalmente à noite. Já no Norte do Estado, ar quente volta a avançar com aberturas e elevação da temperatura. Um vai-e-vem da frente que faz a temperatura subir e descer conforme seu movimento ora mais pro Sul e ora mais pro Norte.

Na quarta, a frente volta a se deslocar pelo Estado como sistema frontal frio. impulsionado por um ciclone extratropical a Leste do Uruguai. A frente será precedida por uma intensa corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera, o que vai trazer vento Norte forte e acentuará o risco de vendavais durante a passagem do sistema frontal na quarta.

MetSul