Tempo
Chegada do temporal em Santo Ângelo. Foto: Renata Lauermann/MetSul

O tempo já começou a mudar na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. Por volta das 10h30 deste sábado, 19, nuvens carregadas se aproximam de diversas cidades, entre elas Santo Ângelo, Santo Antônio das Missões, Salvador das Missões, Entre-Ijuís e Cerro Largo.

Na sexta-feira, 18, a MetSul Meteorologia emitiu alerta para um fim de semana de temporais no Sul do Brasil. Uma linha de tempestades associada à formação de um ciclone no centro da Argentina ingressaria na madrugada deste sábado pelo Oeste do Rio Grande do Sul. Rapidamente, a instabilidade avançaria e tomaria conta de grande parte do Estado até o final da manhã com chuva.

Adverte-se para a ocorrência de temporais isolados de vento forte a intenso com possibilidade de rajadas próximas ou acima de 100 km/h que podem provocar danos, queda isolada de granizo e chuva localmente forte a intensa com raios e altos volumes em curto período. Com o ar quente, o avanço da instabilidade em linha e a baixa pressão atmosférica fica agravado o risco de vendavais.

No final do sábado, áreas de instabilidade isoladas mantém o risco de temporais localizados na Metade Norte. No começo do domingo se espera a formação de mais nuvens carregadas na Metade Norte gaúcha com chuva e risco de tempestades isoladas, particularmente em cidades do Noroeste e do Norte. Ao longo do domingo, a instabilidade avança com chuva localmente forte a intensa, raios e temporais localizados de vento e granizo por Santa Catarina e o Paraná, chegando até São Paulo antes de o dia

Com informações da MetSul