Os meses de junho e julho são os mais gelados no Estado, mas, segundo a Climatempo, o período sofre com a atuação de bloqueio atmosférico. Com isso, as rajadas de vento empurram as frentes frias para o alto-mar, impedindo que consigam se espalhar pelo Estado e por outras áreas da região sul do Brasil. Além disso, rajadas de vento quente do norte do país se voltam em direção ao Sul, o que gera também um aumento da temperatura.
— Quando ocorrem bloqueios atmosféricos, não é incomum esse aumento na temperatura, que é a situação atual. Só que essa “chavinha” já vai mudar a partir do começo da semana que vem — pontua Carine Gama, meteorologista da Climatempo.
No sábado (9) e principalmente durante o domingo (10), os termômetros sobem novamente. É a partir de segunda-feira (11) que a previsão indica uma virada no tempo. Uma frente fria avança sobre o território gaúcho, e aumenta a nebulosidade e a possibilidade de chuva e temporal, além de deixar as rajadas de vento mais intensas e as temperaturas mais baixas. A partir de terça-feira (12), o declínio nos termômetros deve ser acentuado.
Receba as notícias do Três Passos News pelo WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/GNo8igTT3e0FHvgScjR0D6
Gaúcha ZH