
Após dias com a presença de calor intenso, a formação de um novo sistema no último sábado, no litoral uruguaio, avançou sobre a porção sul do Brasil e provocou muita chuva, o que gerou transtornos sobre cidades do Rio Grande do Sul.
De acordo com estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os maiores valores acumulados, nas últimas 72 horas, foram registrados no estado gaúcho:
- São Vicente do Sul – 132,4 mm
- Campo Bom – 105 mm
A passagem da frente fria irá causar a diminuição das temperaturas nesta terça-feira (18) sobre o Sul do Brasil. Por outro lado, há o aumento nos riscos de tempestades e chuvas intensas sobre toda a boa parte da região.
Os próximos dias não serão de vida fácil. A frente fria vai permanecer atuando sobre a área sul do Brasil e irá provocar mais tempestades e acumulados elevados de precipitação. O INMET emitiu alertas laranja e amarelo para o Rio Grande do Sul Santa Catarina e Paraná.

Isso ocorre porque o sistema enfrenta uma dificuldade para avançar sobre o Sudeste e regiões do Centro-Oeste devido a presença de um sistema de alta pressão. A presença da alta pressão acaba aprisionando a frente fria sobre o sul do Brasil, provocando chuvas as recorrentes e os temporais na região.
Riscos de tempestades e chuvas intensas aumentam nesta terça-feira
A frente fria segue presente entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná, e lá deve permanecer pelos próximos dias. O sistema que pouco avança vai provocar elevados acumulados, tempestades e chuvas intensas na região.
Ainda na madrugada de terça-feira (18), o modelo de confiança da Meteored | Tempo.com prevê riscos de temporais sobre a divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, região entre Criciúma/SC e Três Passos/RS serão as mais atingidas. No restante da região haverá presença de nebulosidade, contudo, as chances de precipitação são mais baixas.

À medida que vai se aproximando o período da tarde, as chuvas vão se espalhar e atingir áreas do Paraná e do Mato Grosso do Sul. A possibilidade de ocorrência de chuvas intensas e volumosas vão disparar, principalmente sobre o leste do estado do Paraná e boa parte de Santa Catarina. As chuvas devem ocorrer também no extremo sul de São Paulo e oeste do Mato Grosso do Sul.
Atenção sobre alguma áreas de Santa Catarina próxima a divisa com o Rio Grande do Sul, nessas áreas o acumulado previsto entre a segunda (17) e terça-feira (18) pode superar os 80 mm.

Na região Norte e Nordeste, a ZCIT continua sua saga e causa volumes moderados de precipitação nessas regiões. Alguns estados da Região Norte se encontram sob o alerta laranja, como Acre, Rondônia, e Amazonas, enquanto que toda a faixa entre o Rio Grande do Norte e Maranhão estão sob perigo potencial de chuvas intensas.
Massa de ar frio traz alívio para a Região Sul
A passagem da frente fria além de provocar chuvas sobre o sul do país, vai proporcionar um alívio nas temperaturas a medida que avança sobre o continente. O sistema traz consigo uma massa de ar mais frio capaz de diminuir o calorão que está presente na região.
Nesta terça-feira (18), os termômetros podem registrar diferenças superiores a 5°C na temperatura máxima em comparação com o dia anterior. Em Itajaí/SC, por exemplo, a máxima prevista para esta segunda-feira (17) é de 36°C, enquanto que a de amanhã (18) os termômetros não devem ultrapassar a casa dos 28°C.

A medida que a frente fria avança, a massa de ar frio chega a mais áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina que vão recebendo este refresco. Ao que o modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica a diminuição nas temperaturas deve alcançar cidades do norte do Paraná e extremo sul do Mato Grosso do Sul. Porém, até a chegada deste alívio as temperaturas nessas áreas estarão bastante elevadas.
Receba as principais notícias no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/HFKl9gaK9NmEi5SMTiG16p
Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br
Meteored Tempo