Foto: Reprodução
Um centro de baixa pressão vai trazer de volta a chuva, reforçará o frio e dará origem a um ciclone extratropical na costa sem grande impacto no continente entre esta terça (25) e quarta-feira (26), antecipa a MetSul Meteorologia. A mudança do tempo já começa hoje e será mais sentida a partir de amanhã no Sul do Brasil.
Conforme a nossa previsão, ainda nesta terça, nuvens começam a tomar conta de grande parte do território gaúcho com o céu passando a nublado e encoberto. No final do dia, pode chover ou garoar à noite em diferentes pontos do Rio Grande do Sul, entretanto, a precipitação será irregular e predominantemente fraca antes de se tornar mais generalizada e com maiores volumes no começo da quarta-feira.
Entre a madrugada e a manhã desta quarta, a baixa pressão se aprofunda no Noroeste gaúcho e começa a migrar para Leste, em direção ao oceano, levado chuva para grande parte do RS. Segundo a MetSul, a chuva será fraca na maioria das cidades, mas, em alguns pontos, pode ser por vezes moderada a forte.
No decorrer da quarta, com o deslocamento da baixa pressão para o mar, onde se converte em um ciclone extratropical, a cobertura de nuvens diminui e o sol aparece com nuvens em meio a períodos de nublado em parte do Estado, mas em setores do Leste e do Nordeste do estado ainda pode ter precipitação isolada e passageira.
Na quinta-feira (27), o ciclone estará sobre o Atlântico e se distanciando rapidamente, o que vai garantir um dia com a presença do sol e nuvens e com formação de nevoeiro e neblina em diferentes locais na madrugada e ao amanhecer. O sistema no Atlântico, impulsiona ar mais seco e frio para parte do Rio Grande do Sul com um amanhecer gelado.
O que esperar da chuva? De acordo com os meteorologistas, a atuação deste centro de baixa pressão vai dar origem a um ciclone na costa não deve trazer altos volumes. Na maioria das localidades a chuva deve ficar entre 10 mm e 30 mm. Em pontos mais a Oeste do Rio Grande do Sul, é possível que sequer chova. Os mais altos volumes devem se dar no Nordeste gaúcho entre os Campos de Cima da Serra e o Litoral Norte.
Como serão os ventos? A formação do ciclone na costa deve trazer vento em parte do RS, mas não se espera ventania intensa porque o ciclone no mar não será profundo e não se projeta um acentuado gradiente de pressão atmosférica. As rajadas de maior intensidade devem ficar sobre o oceano, onde passam de 100 km/h em mar aberto.
No decorrer da quarta-feira, o vento se intensifica mais no Leste do estado. As rajadas mais fortes, em média de 50 km/h a 70 km/h e isoladamente superiores, devem se dar no Norte da Lagoa dos Patos e no Centro e Norte do Litoral entre Mostardas e Torres. O vento soprará com rajadas fortes ainda na borda dos Aparados da Serra, em cidades como São Francisco de Paula, Cambará do Sul e São José dos Ausentes.
E o frio? Ciclones extratropicais têm como efeito impulsionar ar mais frio e seco a Oeste do sistema. Isso vai levar que ar mais seco e frio avance para o RS nesta quarta e no começo da quinta, trazendo um dia de temperatura baixa mesmo à tarde em diversas cidades. O ar frio rapidamente cede durante a ensolarada quinta-feira e a temperatura se eleva mais que na véspera. Ocorre que entre sexta e sábado chega uma nova frente fria com chuva em parte do Sul do Brasil e que precede uma potente massas de ar frio de origem polar que deixará o fim de semana e o começo da semana que vem gélidos.
Receba a notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/Ko4h3dPyJnpD8UOiAoke57
MetSul Meteorologia
Em Brusque (SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) iniciou uma investigação contra uma…
Três homens foram presos, neste domingo (20), por planejarem executar um homem em situação de…
Concursos públicos no RS (Rio Grande do Sul) oferecem 1.556 vagas com salários que podem chegar…
Uma mulher é investigada pela polícia do RS por se passar por biomédica e atender…
No início da noite deste domingo (20), o Corpo de Bombeiros de Três de Maio…
Após o assassinato de seis mulheres em menos de 24 horas no Rio Grande do…
This website uses cookies.