Por volta das 14h, o termômetro na Praça Reneu Geraldino Mertz marcava 39ºC, na tarde deste domingo, 25, em Três Passos. O forte calor antecede a chegada de tempestades ao Sul do Brasil, podendo atingir a região Noroeste do Rio Grande do Sul.
Uma poderosa Linha de Instabilidade (LI) provocada por um cavado em médios/altos níveis e uma frente fria irá avançar de sudeste para nordeste trazendo ventania com alta incidência de descargas elétricas, chuva forte e queda de granizo miúdo no decorrer da segunda-feira (26) entre a Fronteira Oeste, Noroeste, Norte e área Central do Rio Grande do Sul; Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina; e Sul, Sudoeste, Oeste, Noroeste, Norte e área Central do Paraná. Não se descarta rajadas entre 70-100 km/h entre o Oeste do Rio Grande do Sul e Noroeste do Paraná. Danos materiais podem ocorrer.
Enquanto a Linha de Instabilidade (LI) avança sobre o Paraná, sul do Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo, outros núcleos de instabilidades vão se formar sobre o Rio Grande do Sul, avançando oeste para leste, provocando temporais, podendo ser severo em algumas localidades da região Central, Planalto, Serra, Vale dos Sinos, região Metropolitana de Porto Alegre e Litoral Norte do Estado. Sobre Santa Catarina, chamamos atenção para todas as áreas, pois não é descartado temporais com alta incidência de descargas elétricas com ventania e queda de granizo entre a noite de segunda-feira e no decorrer da terça-feira (26 e 27 de outubro). É esperado rajadas de 60-90 km/h.