O calor vai retornar com força ao Rio Grande do Sul nesta semana e marcará o começo de um novo período de temperaturas elevadas, que desta vez será úmido na comparação ao da semana passada, o que vai favorecer a ocorrência de numerosos temporais com chuva localmente forte e fenômenos severos isolados, de acordo com informações da MetSul Meteorologia.
O Rio Grande do Sul recém saiu de uma onda de calor na última semana que provocou máximas próximas e acima dos 40ºC por seis dias com as mais altas temperaturas no Oeste, Noroeste e Campanha.
Os dados de modelagem numérica analisados pela MetSul Meteorologia indicam que um grande número de localidades deve passar dos 35ºC nesta semana. Há possibilidade em alguns dias até de máximas perto e ao redor dos 40ºC, não se descartando marcas até acima de 40ºC em algumas cidades.
O calor mais intenso, inicialmente, afetará municípios do Oeste e no Noroeste do Rio Grande do Sul neste começo de semana. As marcas elevadas se estenderão para outras áreas do estado no decorrer da semana, já na terça em vários pontos.
O período de temperatura elevada que se inicia é prolongado e deve se estender à semana que vem. A combinação de atmosfera aquecida com maior umidade fará com que as condições se tornem muito propícias à instabilidade, o que vai provocar diariamente convecção a partir do meio da semana e em alguns pontos profunda. Modelos indicam altos índices de instabilidade, condizentes com acentuada convecção por calor e umidade alta.
No decorrer da semana, à medida que a instabilidade aumenta, se projeta uma alta frequência de pancadas de chuva e temporais de verão que, em alguns pontos, podem ser fortes a intensos com risco de chuva volumosa em curtos períodos, raios e possibilidade de vendavais isolados e granizo isolado.
Receba as principais notícias no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/CmyP3litXRj9MiTwu5EkPG
Siga-nos no Facebook:
https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br
Correio do Povo






