Achuva que atingiu algumas regiões do Rio Grande do Sul na madrugada desta terça (27) foi marcada também pela presença de granizo. Os registros ocorreram nos municípios da região norte do Estado.
Em Getúlio Vargas, a chuva de granizo atingiu a cidade, entre a meia-noite e 1h, causando estragos em casas e cobrindo veículos. Segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de 300 casas ficaram danificadas. A corporação, em apoio à Defesa Civil, já distribuiu mais de 13 mil metros de lona para as famílias atingidas.
A Defesa Civil informou que trabalha no município, em conjunto com os Bombeiros, para fazer um balanço dos estragos e dar apoio aos moradores. Até as 3h40min, ainda não havia relato de transtornos em outros locais, conforme a Defesa Civil.
Em Rodeio Bonito, o fenômeno foi registrado por volta das 2h. Imagens feitas por moradores mostram grandes pedras de gelo sobre carros.
Forte granizo também foram registrados relatos em Três de Maio, Coronel Bicaco, Santo Augusto, Frederico Westphalen e Tenente Portela.
Segundo a Somar Meteorologia, a queda de granizo se deve à atuação da frente fria, que ajudou na formação de nuvens carregadas. Além disso, o seu deslocamento lento ajudou também na maior quantidade de granizo.
Nesta terça-feira, o avanço da frente fria segue provocando chuva durante a manhã no centro-norte do Estado, inclusive na Região Metropolitana. O tempo instável também avança para o norte, noroeste e serra gaúcha, locais onde a chuva ocorre a qualquer momento.
GZH