Foto: Sigma
A tarde desta segunda-feira foi marcada por intenso aquecimento em diferentes regiões do Sul do Brasil, especialmente em trechos do RS e do PR que registraram temperaturas superiores aos 36°C, como foi o caso de Feliz-RS (37,0°C), Campo Bom (36,9°C), Uruguaiana (36,8°C), São Borja e Porto Vera Cruz (36,6°C), Taquara (36,2°C), São Leopoldo (36,1°C) e Teutônia-RS (36,0°C), além de Itaipulândia-PR (36,2°C). E esse forte aquecimento superficial combinado com a disponibilidade de umidade num ambiente sob atuação de um cavado invertido (sistema alongado de baixa pressão atmosférica com orientação de noroeste/sudeste) em superfície já contribuiu para a formação de núcleos localizados de chuva forte e temporais isolados em trechos do RS e de SC.
A atuação desse cavado em superfície, perturbações no escoamento dos ventos em níveis superiores e a aproximação de uma nova frente fria pela costa do Uruguai e do Sul do Brasil entre o final desta segunda e ao longo da terça e quarta-feira devem deixar o tempo instável em áreas do Sul do Brasil. Ao longo desta terça-feira, já a partir da madrugada, áreas de instabilidade com chuva acompanhada de raios devem crescer em áreas do centro/leste e sul, avançando para o norte do RS posteriormente e atingindo diferentes regiões deste estado até o período da tarde. A chuva promete ser irregular, mal distribuída e de baixos acumulados e intercalada com períodos de melhoria e de sol. No entanto, eventuais temporais localizados podem proporcionar acumulados maiores de maneira pontual. Desta forma, há possibilidade de episódios de granizo e fortes rajadas de vento (> 60/70 km/h) de maneira localizada em trechos dessas regiões.
A instabilidade com chance de temporais isolados, no entanto, também deve atingir algumas áreas do Uruguai a partir da noite de hoje e de SC a partir da manhã/tarde de terça-feira. Na quarta-feira, a condição para pancadas de chuva com chance de temporais localmente fortes persiste sobre áreas do norte e noroeste do RS e ao longo de SC e do PR. No centro e no sul gaúcho, incluindo as regiões de Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas e Livramento, a presença de um sistema de alta pressão que avança na retaguarda do sistema frontal frio (frente fria), garante tempo firme com a ampla presença do sol e as temperaturas entram em declínio, sobretudo em áreas do extremo sul gaúcho e Serra do Sudeste entre as noites e madrugadas. Situação semelhante é esperada para o Uruguai. Na quinta-feira, no extremo norte do RS, SC e PR, o tempo ainda deve continuar instável com condição para novos temporais isolados e pancadas de chuva, intercaladas com períodos de melhoria.
Nesta terça-feira ainda deverá fazer muito calor em áreas do oeste dos três estados do Sul do Brasil, principalmente em trechos do noroeste do RS, oeste de SC e oeste e noroeste do PR, onde os termômetros podem passar dos 35°C/36°C em alguns pontos.
Sigma Meteorologia
Um acidente de trânsito entre dois veículos resultou na morte de uma pessoa na noite…
Em Brusque (SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) iniciou uma investigação contra uma…
Três homens foram presos, neste domingo (20), por planejarem executar um homem em situação de…
Concursos públicos no RS (Rio Grande do Sul) oferecem 1.556 vagas com salários que podem chegar…
Uma mulher é investigada pela polícia do RS por se passar por biomédica e atender…
No início da noite deste domingo (20), o Corpo de Bombeiros de Três de Maio…
This website uses cookies.