Uma área de baixa pressão atmosférica que atua entre a Argentina e o Paraguai faz com que a chuva retorne ao Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (14). No Norte, na Serra e no Noroeste, devem ocorrer precipitações moderadas, acompanhadas por descargas elétricas e até queda de granizo. Gramado e São Francisco de Paula, ambas na Serra, registram o maior acumulado do dia: 20mm (cerca de 15% do volume de chuva esperado para o mês nas cidades). Nas demais áreas, o sol segue aparecendo entre poucas nuvens.
Outro destaque é a onda de calor, que pode aumentar no território gaúcho, chegando ao pico nos próximos dias. De acordo com a Climatempo, a atuação de um bloqueio atmosférico dificulta o avanço da frente fria que está na Argentina. A temperatura mínima desta sexta, 12°C, está prevista para São José dos Ausentes, na Serra. Já as maiores máximas passam de 40°C. Veja a lista:
- Quevedos, Região Central: 42°C
- Pinhal Grande, Região Central: 42°C
- Faxinal do Soturno, na Região Central: 41°C
- Uruguaiana, na Fronteira Oeste: 40°C
- Itaqui, na Fronteira Oeste: 40°C
Os termômetros de Porto Alegre vão de 22°C a 37°C.
No sábado (15), a chuva aparece em forma de pancadas moderadas em praticamente todo o Rio Grande do Sul. A exceção fica por conta do Noroeste e da Fronteira Oeste, áreas que devem ter sol entre nuvens. Pela manhã, São José dos Ausentes, na Serra, marca, novamente, a mínima do RS: 13°C. Os termômetros de Alto Feliz, no Vale do Caí, e de Quevedos e Pinhal Grande, ambas na Região Central, alcançam 41°C, a máxima do dia. A variação térmica na Capital fica entre 23°C e 38°C.
Tudo indica que a instabilidade veio para ficar. É o que afirma a meteorologista da Climatempo Fabiene Casamento:
— As precipitações devem persistir até a próxima terça-feira, atingindo todas as áreas do Estado.
Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/BN0NbQqN69nDsuijpjE2Sp
GZH