Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Após um período de veranico, a instabilidade retorna ao Rio Grande do Sul neste fim de semana. No sábado (15), uma frente fria em alto-mar, aliada a uma área de baixa pressão atmosférica no Paraguai e à circulação de ventos úmidos, intensifica a chuva sobre o território gaúcho. No domingo (16), a chuva continua e, devido ao alto volume previsto, há alerta para a possibilidade de inundar algumas áreas no Estado; contudo, o risco é baixo.
Na Fronteira Oeste, na Campanha e no Sul, o dia será nublado e com chuva a qualquer momento. Nestas localidades, são esperados entre 20 a 50 milímetros de chuva. Já nas Missões, na Região Central, na Região Metropolitana, na Serra e nos Vales, a chuva pode vir a qualquer hora, com expectativa de até 20 milímetros. Não se descarta a ocorrência de temporais. O extremo norte é a único área onde não chove.
No sábado (15), são aguardados até 50 milímetros de chuva em algumas regiões.
Climatempo / Reprodução
Já no domingo, os volumes podem chegar a até 120 milímetros em algumas localidades.
Climatempo / Reprodução
Em junho, a média histórica de chuva no Estado varia de 80 a 220 milímetros.
Climatempo / Reprodução
Os maiores volumes de chuva são esperados para municípios do Sul, como Turuçu e Tavares, com 40 milímetros, o que equivale a até 37% da média histórica para junho. Na Capital, são aguardados 22 milímetros, representando até 27% da expectativa para esta época.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para tempestades no RS. O primeiro, amarelo, é válido até as 23h59min de sábado e abrange a metade sul do Estado, com risco de chuva de até 50mm/dia, ventos de até 60 km/h e queda de granizo. O segundo, laranja, é válido até as 9h de domingo e abrange a metade Norte; o aviso indica possibilidade de chuva de até 100mm/dia, ventos de até 100 km/h e granizo.
A temperatura começa a cair em relação aos dias anteriores. A mínima de sábado será registrada em Pedras Altas, no Sul, com 10ºC. Já a máxima ocorrerá em Vicente Dutra, no Norte, com 32ºC. Em Porto Alegre, a variação térmica será de 19ºC a 24ºC.
No domingo (16), a condição para temporais persiste no Estado, com mais intensidade. Na Fronteira Oeste, nas Missões, na Campanha, no Sul, na Região Central, na Região Metropolitana, nos Vales e no Litoral, o dia será nublado e chuvoso, com intensidade mais forte em alguns períodos. Na Serra e no Noroeste, chove a qualquer hora do dia. Os volumes no Rio Grande do Sul podem alcançar até 120 milímetros em algumas regiões, o que é considerado muito alto.
Os maiores volumes de chuva serão registrados nos municípios do Litoral Norte, como Tramandaí, com 90 milímetros, e Xangri-Lá, com 88 milímetros, representando até 87% da média de junho nesta região. Na Capital, pode chover até 80 milímetros, equivalente a 69% da média para esta época.
A temperatura fica ainda mais amena. Nas primeiras horas do dia, Pedras Altas registra novamente a mínima: 9ºC. A máxima ocorre novamente em Vicente Dutra, no norte gaúcho: 30ºC. Em Porto Alegre, a amplitude térmica será de 17ºC a 21ºC.
Na segunda-feira (17), a instabilidade segue em todo o RS. Os volumes de chuva continuam altos, com alta intensidade em praticamente todas as regiões, exceto na Fronteira Oeste e na Campanha, onde garoa.
Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/CsCEOkj2FFZHrOaxRW43ot
Gaúcha ZH
Aprenda como cultivar coentro em casa e colher em apenas 30 dias com 5 dicas…
Um menino de seis anos morreu após ser atingido por uma máquina agrícola em Floriano…
Os Bombeiros seguem nas buscas por um homem de 59 anos que caiu nas águas…
Um crime brutal ocorrido no início da tarde de segunda-feira (21), feriado de Tiradentes, abalou…
Um acidente de trânsito entre dois veículos deixou uma pessoa ferida na madrugada desta segunda-feira,…
Uma mulher de 26 anos, identificada como Talia da Costa Pereira, foi morta por disparos…
This website uses cookies.