Tempo
Foto: Divulgação

 O tempo seco voltou a todo o RS nesta quinta-feira, e vai determinar o tempo ao menos pelos próximos 7 dias. As temperaturas durante este período podem alcançar 40ºC mais uma vez, como ocorreu no fim do ano.

No Rio Grande do Sul, mais de 100 municípios já decretaram emergência, o número aumenta a cada dia e rapidamente com a piora do cenário. Das cerca de 400 mil propriedades rurais existentes no estado gaúcho, cerca de 140 mil estão com algum problema relacionado à estiagem, sendo que em 6 mil delas já há insuficiência de água para consumo humano e dos animais. Os números foram apresentados pela Emater/RS-Ascar em reunião com as secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Obras.

Ao comentar os efeitos da estiagem para as culturas de grãos, o diretor técnico da Emater/RS Alencar Rugeri afirma que são devastadores no milho e que avançam na soja à proporção de 1% a 2% por dia. Rugeri reconhece que na Meta de Norte do Estado não haverá o que colher em muitas lavouras de milho. Na soja, o diretor técnico esclarece que ainda é difícil mensurar perdas, mas já observa alguma consolidação, uma vez que pelo menos 7% da área prevista para a oleaginosa no Rio Grande do Sul, de 6,1 milhões de hectares, deixou de ser plantada em função da ausência de umidade no solo.

Este padrão de chuva escassa no Sul e excessiva do Centro para o Norte e o Nordeste do Brasil era antecipado por meses por modelos de clima e alertados pela MetSul em consequência da atuação do fenômeno La Niña. O fenômeno se apresenta no Oceano Pacífico Equatorial em sua forma clássica (canônica) que tem como efeito reduzir a chuva no verão no Sul e aumentar muito no Nordeste.

Metsul Meteorologia