Tempo

Ciclone bomba: veja o que esperar do fenômeno para as próximas horas

Muitas pessoas ficam assustadas ao saberem que um ciclone bomba deverá se formar próximo da costa. Isso porque vem à memória a bomba meteorológica que provocou destruição e mortes no Sul do Brasil entre junho e julho de 2020. Entretanto, o atual ciclone explosivo apresenta algumas diferenças em relação ao de quase três anos atrás.

Conforme a análise dos modelos meteorológicos, um ciclone muito intenso, com características explosivas (quando a pressão central cai igual ou mais que 24 hPa em apenas um dia), está se formando na altura do litoral do Uruguai durante esta sexta-feira (31/03). Para as próximas 24 horas, a expectativa é de que o ciclone ganhe força e a pressão central do sistema despenque cerca de 24 hPa, no limite em uma das características para ser uma bomba meteorológica.

Todavia, o ciclone se afastará rapidamente para o alto-mar e não ficará tão próximo da costa como foi em 2020, quando resultou em rajadas de vento bem acima dos 100 km/h durante várias horas consecutivas. A tendência é de que o vento, neste sábado (1º de abril), fique com rajadas na casa dos 70 km/h no Litoral Sul até a região de Mostardas, além das cidades adjacentes à Lagoa dos Patos. No Litoral Norte e Aparados da Serra, o vento estimado é de 60 km/h.

Vento projetado variando entre 60 km/h a 70 km/h na noite deste sábado. Imagem: modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Entre outras palavras, o atual ciclone explosivo de nada se comparará com os danos promovidos pelo vendaval ocorrido há três anos, tampouco atingirá os estados da região Sudeste do Brasil, como está sendo noticiado em alguns portais de comunicação, levando pavor desnecessário para a população.

Em consequência do vento sul, o fim de semana terá tempo bom em todo o Rio Grande do Sul e temperaturas agradáveis. As mínimas podem ficar na casa dos 8°C na Campanha e e até 6°C nos Aparados. Nas demais regiões, o amanhecer terá temperaturas variando entre 12°C a 14°C.

Há risco de ressaca do mar por causa do vento. As ondas devem atingir até os três metros nos litorais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro entre o sábado e a segunda-feira (03/04).

Participe do nosso grupo de WhatsApp!

https://chat.whatsapp.com/F8ClYgHeDrF0GDpP7ogNKR

Meteo RS Meteorologia

Tres Passos News

Direção e redação.

Recent Posts

Restos mortais de caseiro devorado por onça são encontrados em matagal

Os restos mortais do caseiro Jorge Avalo, de 60 anos, que havia sido atacado por uma onça…

2 horas ago

Acidente entre carro e caminhão deixa um ferido no trevo de acesso a Humaitá, na BR-468

Um acidente de trânsito entre dois veículos deixou uma pessoa ferida na madrugada desta segunda-feira,…

2 horas ago

Aloe Vera: como cultivar e aproveitar seus benefícios

A Aloe Vera, também conhecida como babosa, é uma planta milenar que une beleza, resistência…

4 horas ago

Como cultivar coentro em casa e colher em 30 dias com 5 dicas simples

Aprenda como cultivar coentro em casa e colher em apenas 30 dias com 5 dicas…

5 horas ago

Modelo natural de Crissiumal brilha no cenário internacional

Natural de Crissiumal, a modelo Bruna Reinheimer Biondo, filha de Altair e Nelsi Biondo, vem…

7 horas ago

Prefeito e vice recebem atleta três-passense campeão com a Seleção Gaúcha Sub-20

Na tarde de quinta-feira, 17 de abril, o prefeito Arlei Tomazoni e o vice-prefeito Rodrigo…

7 horas ago

This website uses cookies.