Ciclone extratropical atua neste domingo a Leste do Rio Grande do Sul e do Uruguai sobre o Oceano Atlântico, com um começo de setembro marcado por sol, nuvens e vento no estado gaúcho com queda de temperatura pelo ingresso de ar frio a partir do Oeste e do Sul.
A imagem de satélite do começo da tarde deste domingo mostrava a espiral de nuvens característica do ciclone sobre o Atlântico enquanto o território gaúcho se encontrava sob circulação ciclônica com mais nuvens em parte do estado e tempo mais aberto em outra.
Porto Alegre, por exemplo, depois de um começo de dia com chuva, teve uma manhã de domingo de muitas nuvens e tempo ventoso, entretanto no começo da tarde o tempo abriu muito e o sol passou a predominar com a chegada de ar mais seco e frio de alta pressão atmosférica.
O ciclone extratropical na costa, como a MetSul Meteorologia já havia destacado, não chega a ser profundo. Por isso, o tempo fica ventoso, mas sem rajadas muito intensas que possam trazer transtornos maiores para o Sul e o Leste do estado. Nas estações meteorológicas, onde mais tem ventado, as rajadas alcançam de 50 km/h a 70 km/h.
O ciclone impulsiona ar mais frio para o Rio Grande do Sul, o que leva a um domingo com temperatura significativamente menor que as registradas no sábado e com o ar mais limpo, sem a fumaça do Norte da América do Sul que atuou na véspera.
É o que vai levar a um começo de segunda-feira com temperatura baixa em todo o Rio Grande do Sul, embora sem previsão de frio intenso na grande maioria das cidades. Nuvens e vento devem impedir resfriamento maior no começo da segunda nas Metades Sul e Leste do estado.
Como consequência, algumas das menores mínimas desta segunda devem ser anotadas no Noroeste gaúcho, onde o tempo estará mais aberto e seco com vento fraco a calmo. Baixadas do Noroeste podem ter mínimas de 3ºC a 5ºC. Na Grande Porto Alegre, as mínimas devem ficar entre 11ºC e 13ºC.
Receba a notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/BC2EPoxtSbEIlzleby7yT3