
Um ciclone extratropical começará a se formar nos próximos dias, trazendo risco de tempestades para o Rio Grande do Sul. A previsão é de chuvas intensas, vento forte e possibilidade de granizo, com destaque para o Oeste do Estado.
Segundo a MetSul Meteorologia, durante a quinta-feira (27/03), o sistema de baixa pressão atmosférica vai se aprofundar, gerando nuvens de grande desenvolvimento vertical. Esse fenômeno pode resultar em tempestades severas, especialmente a partir da madrugada, quando as primeiras células de tempestades começarão a se formar no Oeste do Estado.
O avanço da instabilidade ao longo da quinta-feira pode resultar em uma organização das nuvens em formato de linha, o que aumenta o risco de rajadas de vento fortes. Modelos climáticos indicam um alto risco de granizo em diversas regiões do Rio Grande do Sul, especialmente à medida que os temporais avançam de Oeste para o Centro e o Nordeste do Estado.
Embora a chuva seja irregular, há a possibilidade de chuvas fortes e até torrenciais em pontos isolados, com risco de alagamentos em áreas urbanas. Além disso, há grande probabilidade de raios e rajadas de vento moderadas a fortes.
Os modelos climáticos apontam para acumulados de chuva entre 50 mm e 100 mm, com maior intensidade na Metade Oeste do Rio Grande do Sul. No estado gaúcho, a chuva será mais concentrada nesta quinta-feira.
Previsão para a quinta-feira e sexta-feira
Na quinta-feira, o dia será de alto risco para o Estado, começando pelo Oeste, com instabilidade que se espalha ao longo do dia. À medida que a instabilidade avança, ela pode se organizar em formato de linha e atingir a divisa com Santa Catarina até o final do dia.
Os modelos indicam chuvas fortes e risco de granizo. A previsão também aponta para rajadas de vento localizadas, que podem atingir até 100 km/h, especialmente nas regiões da Metade Oeste e Noroeste. Durante os temporais, também são esperadas rajadas mais fracas, entre 50 km/h e 70 km/h, com picos de 80 km/h em algumas áreas.
Na sexta-feira (28/03), uma nova onda de temporais deve atingir o Estado, com rajadas de vento fortes, especialmente entre a Campanha e a Zona Sul. Também há risco de granizo localizado e chuva de moderada a forte intensidade. As regiões do Oeste e Noroeste, especialmente na fronteira com a Argentina, devem ser as mais afetadas.
Entre o final da sexta-feira e a manhã de sábado (29/03), o ciclone extratropical se estabelecerá no Oceano Atlântico, a sudeste do Rio Grande do Sul. A tendência é que o ciclone se afaste rapidamente em direção ao alto mar. Assim, o sábado trará um cenário de tempo mais estável, com sol e temperaturas mais elevadas.
Receba as principais notícias no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/D0RDjvChlCFGU5mWZ176cg
Siga-nos no Facebook:
https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br
Portal de Notícias