Tempo

Ciclone traz risco de tempestades, vento forte e granizo ao Rio Grande do Sul

Um ciclone extratropical começará a se formar nos próximos dias, trazendo risco de tempestades para o Rio Grande do Sul. A previsão é de chuvas intensas, vento forte e possibilidade de granizo, com destaque para o Oeste do Estado.

Segundo a MetSul Meteorologia, durante a quinta-feira (27/03), o sistema de baixa pressão atmosférica vai se aprofundar, gerando nuvens de grande desenvolvimento vertical. Esse fenômeno pode resultar em tempestades severas, especialmente a partir da madrugada, quando as primeiras células de tempestades começarão a se formar no Oeste do Estado.

O avanço da instabilidade ao longo da quinta-feira pode resultar em uma organização das nuvens em formato de linha, o que aumenta o risco de rajadas de vento fortes. Modelos climáticos indicam um alto risco de granizo em diversas regiões do Rio Grande do Sul, especialmente à medida que os temporais avançam de Oeste para o Centro e o Nordeste do Estado.

Embora a chuva seja irregular, há a possibilidade de chuvas fortes e até torrenciais em pontos isolados, com risco de alagamentos em áreas urbanas. Além disso, há grande probabilidade de raios e rajadas de vento moderadas a fortes.

Os modelos climáticos apontam para acumulados de chuva entre 50 mm e 100 mm, com maior intensidade na Metade Oeste do Rio Grande do Sul. No estado gaúcho, a chuva será mais concentrada nesta quinta-feira.

Previsão para a quinta-feira e sexta-feira

Na quinta-feira, o dia será de alto risco para o Estado, começando pelo Oeste, com instabilidade que se espalha ao longo do dia. À medida que a instabilidade avança, ela pode se organizar em formato de linha e atingir a divisa com Santa Catarina até o final do dia.

Os modelos indicam chuvas fortes e risco de granizo. A previsão também aponta para rajadas de vento localizadas, que podem atingir até 100 km/h, especialmente nas regiões da Metade Oeste e Noroeste. Durante os temporais, também são esperadas rajadas mais fracas, entre 50 km/h e 70 km/h, com picos de 80 km/h em algumas áreas.

Na sexta-feira (28/03), uma nova onda de temporais deve atingir o Estado, com rajadas de vento fortes, especialmente entre a Campanha e a Zona Sul. Também há risco de granizo localizado e chuva de moderada a forte intensidade. As regiões do Oeste e Noroeste, especialmente na fronteira com a Argentina, devem ser as mais afetadas.

Entre o final da sexta-feira e a manhã de sábado (29/03), o ciclone extratropical se estabelecerá no Oceano Atlântico, a sudeste do Rio Grande do Sul. A tendência é que o ciclone se afaste rapidamente em direção ao alto mar. Assim, o sábado trará um cenário de tempo mais estável, com sol e temperaturas mais elevadas.

Receba as principais notícias no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/D0RDjvChlCFGU5mWZ176cg

Siga-nos no Facebook:

https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br

Portal de Notícias

Tres Passos News

Direção e redação.

Recent Posts

Quem era a criança de 9 anos que perdeu a vida em acidente na RS-210, em São Martinho

Foi identificada como Júlia Vitória Blass do Nascimento, de nove anos, moradora de Santo Augusto,…

5 horas ago

Prefeito Ademir Cruz em reunião importante com a secretária estadual de Saúde

Terça-feira, dia 01 de abril, o Prefeito Ademir da Cruz participou de uma importante reunião…

5 horas ago

Chegada do frio e chuva dentro da média: veja como será o tempo em abril no RS

Porta de entrada do outono, abril deve ter temperatura ligeiramente acima da média climatológica e acumulados de chuva próximo…

10 horas ago

Homem preso por abuso se passava por criança em redes sociais e filmou estupro no RS

Os resultados dos laudos do Instituto-Geral de Perícias (IGP) sobre os conteúdos armazenados por um…

10 horas ago

Reportagem especial sobre Fernando Oliveira, estudante de Miraguaí, será exibida na RBSTV

Fernando Oliveira de Souza, aluno do 3º ano do Ensino Médio, descobriu na literatura um…

10 horas ago

Adolescente de 13 anos morre em acidente entre carro e moto no Noroeste do RS

Um grave acidente de trânsito no final da tarde desta terça-feira (1º) tirou a vida…

10 horas ago

This website uses cookies.