Tempo
Foto: FERNANDO OLIVEIRA

O mês de dezembro marca o começo do chamado verão climático que compreende o trimestre de dezembro a fevereiro, assim como o início do verão astronômico que terá início em 2023 à 0h27 do dia 22 de dezembro. É um mês importante para o comércio que, pelo período de festas, tem uma alta nas suas venda. Trata-se de um período do ano importante no turismo pelas viagens de fim de ano e ainda na agricultura que avança com a safra de verão.

No Sul, ao contrário, embora frentes frias que trazem chuva não deixem de atuar, os sistemas se tornam menos frequentes e costumam passar mais pelo oceano. A mudança principal que se dá no mês é o aumento da incidência de pancadas de chuva localizadas associadas ao calor e umidade, em regra da tarde para a noite e às vezes com temporais, o que gera irregularidade e variabilidade de volumes maiores que nos meses de inverno, quando a chuva tende a ser melhor distribuída.

Chuva em dezembro

O sinal da chuva seguirá acima da média neste mês de dezembro em muitas áreas do Sul do Brasil com risco de excessos em parte da região. No Rio Grande do Sul, os mais altos volumes devem se dar nas metades Norte e Oeste enquanto mais ao Sul do estado a precipitação pode ficar abaixo ou perto da média.

Santa Catarina e o Paraná devem continuar com chuva perto e acima da média em grande parte dos municípios dos dois estados. No Paraná, pela maior proximidade com o Centro-Oeste e o Sudeste que ingressam na estação chuvosa, as precipitações são mais abundantes e alguns pontos podem ter até 300 mm a 400 mm no mês.

Os mapas abaixo mostram as projeções de chuva semana a semana para dezembro, de acordo com o modelo de clima do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF), em que se observa a tendência de chuva acima da média em vários pontos mais ao Sul do Brasil no mês.

Seja o primeiro a ficar informado!

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/D4BIJEmkBRXIgFPzTVyxjg

MetSul