O Rio Grande do Sul tem registrado altas temperaturas, com cidades consecutivamente tendo temperaturas acima dos 40ºC. De acordo com informações disponibilizadas pela MetSul Meteorologia, o calorão no Estado ainda vai piorar, mas em seguida os termômetros voltarão a registrar marcas mais amenas.
Segue muito quente no RS até sábado, mas em diferentes áreas do interior, com a possibilidade de pancadas de chuva podendo evitar máximas mais extremas. O Oeste gaúcho, por exemplo, com mais nuvens e instabilidade, não terá as marcas muitíssimo altas dos últimos dois dias e começa o fim do período de marcas extremas.
Em outras regiões, porém, o calor muito intenso ainda vai seguir. Nesta sexta-feira, as altas temperaturas atingem o seu pico de intensidade em parte do Estado. Será especialmente escaldante em cidades situadas no Nordeste gaúcho, como nos vales, na Grande Porto Alegre, Serra e Litoral Norte. Localidades da Região Metropolitana vão ter máximas de 37ºC a 39ºC e alguns dados indicam a possibilidade de registros em torno dos 40ºC.
Comparação com calor do ano passado
Conforme a MetSul, a onda de calor atual é forte, mas sequer pode ser comparada à registrada em janeiro de 2022. O episódio de marcas extremas do ano passado foi extraordinário tanto pela intensidade como pela duração, não encontrando paralelo em toda a série histórica de dados do Rio Grande do Sul, que tem 110 anos. O fenômeno fez uma poderosa bolha de calor se instalar sobre o território gaúcho durante 15 dias.
Frente fria chega
No fim de semana, uma frente fria de fraca intensidade deve influenciar o tempo e estimular aumento de nuvens e instabilidade sobre o Rio Grande do Sul com redução das máximas na maioria das cidades, mas faz muito calor ainda. O sábado ainda terá máximas bastante elevadas em parte do Estado, porém, no domingo, o calor cede na maioria das localidades e as máximas devem ser muito mais agradáveis. Como a frente é fraca, a temperatura volta a subir no começo da semana, porém, sem os extremos de agora. Máximas de 30ºC a 32ºC, normais para esta época do ano, vão ocorrer na maior parte dos municípios gaúchos.
Os dados indicam um segundo momento de alívio do calor, desta vez por uma frente fria de maior intensidade. Na metade da próxima semana, entre quarta e quinta, este sistema frontal deve avançar pelo Rio Grande do Sul com aumento de nuvens e chuva, além de uma queda relevante da temperatura.
O ar mais ameno que vai se seguir à frente fria deve proporcionar uma sequência de dias com marcas muito mais agradáveis e abaixo da média histórica desta época do ano em um grande número de municípios do Estado a partir da segunda metade da semana que vem. O ar mais ameno virá ainda com instabilidade e precipitação que deve proporcionar alívio na estiagem em parte do RS.
Participe do nosso grupo de WhatsApp!
https://chat.whatsapp.com/CagWQyL5VU7A9hgigUWaDc
Correio do Povo