Tempo
Foto: Alina Souza/Correio do Povo

Chuva dá lugar ao frio nesta sexta e durante o fim de semana no Sul do Brasil. Será efeito de um centro de alta pressão na parte central do continente associado a uma massa de ar frio e seco que se instala. Com isso, a tendência é de uma sequência de dias de sol nos três estados do Sul. 

Não se trata de uma massa de ar frio de forte intensidade e devem ser esperadas marcas baixas nos termômetros apenas no período noturno. Os dias, com sol, terão tardes de temperatura agradável. 

O maior resfriamento à noite deve favorecer a ocorrência de geada em algumas regiões neste fim de semana, sobretudo em cidades de maior altitude e especialmente concentrada em áreas de baixadas. 

A massa de ar frio ingressa ao longo desta sexta, logo a temperatura não será baixa durante o dia e a tarde será agradável. As mínimas vão ocorrer sim à noite, quando aí o frio será mais percebido. 

Se esta não é uma massa de ar frio de maior intensidade para esta época do ano, existe uma segunda já em vista. Modelos de computador indicam que na metade da próxima semana chega ao Sul do Brasil incursão de ar polar mais forte que trará acentuado declínio da temperatura e frio de maior intensidade que o projetado para este fim de semana.

QUANTO CHOVEU

A chuva atingiu hoje a maioria das regiões gaúchas, mas a instabilidade maior se deu na Metade Norte, onde os volumes foram mais altos. Os acumulados só de hoje até o fim da tarde em estações meteorológicas chegavam a 76 mm em São Luiz Gonzaga, 66 mm em Santo Augusto e Iraí, 62 mm em Santa Rosa, 58 mm em Serafina Correa, 52 mm em Passo Fundo, 48 mm em Entre-Ijuís e 46 mm em Cruz Alta. Em Porto Alegre, a precipitação da quinta-feira alcançou os 22 mm. 

Novo período chuvoso pode ocorrer perto do dia 20 deste mês, mas até lá o tempo seco deve predominar no Rio Grande do Sul com muitos dias de sol.

MetSul