Tempo
Foto: Arquivo Três Passos News

O fim de semana terá chuva nos três estados do Sul do Brasil e que deve prosseguir na segunda-feira em parte da região, intensificando-se sobre Santa Catarina e o Paraná. A instabilidade será reforçada entre o domingo e a segunda-feira pela atuação de uma frente fria.

A frente será impulsionada por uma massa de ar frio que vai avançar neste fim de semana pela Argentina e o Uruguai. Diferentemente da incursão de ar frio do começo de julho, esta massa de ar terá trajetória marítima e vai estar associada a um centro de alta pressão que ficará sobre o Atlântico.

Este sábado terá maior presença de nuvens, embora o sol apareça em diferentes localidades ao menos em parte do dia. No decorrer do dia, a atmosfera se instabiliza no Rio Grande do Sul. Já chove em alguns pontos de manhã, mas a chuva atinge um maior número de localidades da tarde para a noite. Como a chuva tende a ser muito irregular, não se espera que chova em todo o estado hoje.

Amanhã, a frente fria começa a ingressar no Rio Grande do Sul e chove com queda de temperatura e mudança do vento para Sul. A queda da temperatura será maior na Metade Sul. Tal como neste sábado, a chuva será irregular e mal distribuída.

Na segunda-feira, a frente fria se desloca pelo Sul do Brasil e traz chuva para os três estados da região. No Rio Grande do Sul, a probabilidade de chover é maior na Metade Norte, especialmente entre a madrugada e de manhã, apesar que ainda da tarde para a noite não se afaste instabilidade no Nordeste gaúcho, como na Serra.

Também na segunda-feira, a frente fria provoca chuva na maior parte de Santa Catarina e ainda em diversos pontos do Paraná. A atmosfera pode se instabilizar na segunda também no Sul do Mato Grosso do Sul e em pontos do Sul do estado de São Paulo.

A tendência é que a chuva se concentre mais na Metade Norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e na Metade Sul do Paraná. Os acumulados na maioria dos locais vão ser baixos, mas em alguns pontos a precipitação pode ficar entre 30 mm e 50 mm com marcas isoladamente superiores.

E temporais? Há um baixo potencial de tempo severo no Sul do Brasil na atuação deste sistema frontal. Qualquer ocorrência na região, se vier a acontecer, entretanto, tende a ser bastante isolada com maior risco de queda de granizo localizada.

Receba a notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/JYluchMp1Wf43mJY9aO3b3

MetSul – https://metsul.com/2024-07-27-chuva-sul-brasil/?fbclid=IwY2xjawER4CBleHRuA2FlbQIxMQABHYKqDNAsFRKgrYmhuedRtYZx2iKcXaIq9A9FjjhJInW7HQaSiI1xEzY4gg_aem_oKMWrljj13otHSkKh9gbzg .