Foto: Arquivo/TP News
A MetSul Meteorologia alerta que os gaúchos vão experimentar uma radical mudança do tempo neste domingo. A tendência é de uma troca muito rápida de massas de ar, saindo o ar muito quente e entrando ar mais frio.
Uma soma de fenômenos vai causar a radical mudança do tempo. Inicialmente, um ciclone a Leste do Rio da Prata. Ademais, uma corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera sobre o Rio Grande do Sul, trazendo ar quente. E, por fim, uma frente fria que resulta do ciclone avançando pelo Estado.
O domingo começará com ar muito quente cobrindo o Estado. Com efeito, a noite vai ser de temperatura acima do normal e mínimas muito altas para esta época do ano em várias regiões.
A temperatura não deve cair abaixo de 22ºC ou 23ºC durante a madrugada em diversos municípios. Os valores, para se ter ideia, são superiores às médias mínimas de janeiro e fevereiro.
A radical mudança do tempo vai ocorrer no decorrer do dia com o avanço de uma frente fria. A temperatura estará muito alta antes de a frente chegar do Centro para o Norte do Estado.
O domingo, portanto, ainda terá calor. A previsão é de máximas de 33ºC a 35ºC em algumas regiões, como os vales e a Grande Porto Alegre. A Capital será uma das cidades que ainda deve ter muito calor antes de o sistema frontal chegar.
O calor da manhã e do começo da tarde será seguido por aumento de nuvens e fortes a intensas rajadas de vento. Então, com o vento, a temperatura vai cair rápida e bruscamente. Assim, o domingo que começou muito quente terminará com marcas amenas nos termômetros.
Os mapas, na sequência, mostram a anomalia de temperatura em 850 hPa (nível de 1500 metros de altitude) no começo, no meio e no final do domingo. Com efeito, é nítida a radical mudança de temperatura que vai ocorrer no decorrer do dia.
O declínio maior da temperatura, entretanto, vai ocorrer no início da segunda-feira com ar mais frio da Argentina. Por isso, o amanhecer da segunda será bastante ameno em grande parte do Rio Grande do Sul com marcas entre 10ºC e 15ºC em grande número de cidades.
Quem espera chuva com a frente fria deve se decepcionar. O sistema frontal vai trazer precipitação ao avançar pelo Rio Grande do Sul neste domingo, entretanto de forma muito irregular e ainda por cima escassa. A chance maior de chuva é em pontos do Oeste e do Sul. Na Metade Norte, grande parte das cidades não deve ter chuva.
Aliás, esta será a característica da passagem desta frente. A troca de massas de ar em um grande número de municípios vai se dar apenas com vento e sem chuva.
As rajadas de vento no Rio Grande do Sul, em geral, devem ficar entre 40 km/h e 60 km/h, mas no Sul e no Leste do Estado podem alcançar entre 60 km/h e 80 km/h neste domingo. Em alguns pontos, o vento pode ser mais forte. Porto Alegre é uma das cidades que pode ter rajadas de vento forte na virada do tempo com a chegada da frente e o ar mais frio impulsionado pelo ciclone no domingo. Com o vento, a temperatura terá subida e acentuada queda, da ordem de até 10ºC em algumas cidades em curto período.
Por fim, o mapa acima mostra a projeção de chuva até 9h de terça do modelo WRF da MetSul. Como se vê, em muitas cidades o tempo vai virar sem chuva. Em Santa Catarina e no Paraná não deve chover na esmagadora maioria dos pontos dos dois estados com a atuação da frente. O mesmo se espera na Metade Norte gaúcha, onde, igualmente, poucos locais terão precipitação.
MetSul
Se você está pensando em comprar impressora Samsung, saiba que as versões multifuncionais da marca…
Nesta segunda-feira, 21, dia de Tiradentes, tem previsão de tempo seco ainda frio com mais…
Na tarde de domingo, 20, a Polícia Rodoviária Federal prendeu 3 homens e apreendeu cerca…
Se você costuma usar óleo de semente para cozinhar, talvez seja hora de repensar esse…
O papa Francisco morreu na madrugada desta segunda-feira (21), aos 88 anos. O óbito ocorreu…
This website uses cookies.