Tempo
. Foto: Digue Cardoso / Prefeitura de São Leopoldo

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, confirmou que a situação caótica causada pelas cheias traz maior impacto porque o município está sem serviços básicos e com acessos isolados para cidades vizinhas. Além disso, o chefe do Executivo leopoldense confirmou na madrugada desta segunda-feira (6), que a cidade do Vale do Sinos tem 180 mil pessoas desalojadas. O município tem aproximadamente 220 mil habitantes.

– Mais da metade da cidade está tomada pela água e praticamente destruída em toda a sua rede de serviços. Mais de 12 mil pessoas estão em albergues. Agora será um processo difícil para conseguir comida, porque nossa cidade está ilhada. Cidade sem luz, água, internet e estamos sem poder sair para o lado de Porto Alegre e nem para o lado de Novo Hamburgo. O rio não deixa –, disse Vanazzi.

Conforme medição no fim da tarde de domingo (5), o nível do Rio dos Sinos chegava a 9,03 metros. Em nota emitida pela prefeitura leopoldense, neste domingo (5), foi informado que as autoridades locais estão buscando água e combustível nas cidades vizinhas para suprir as necessidades desses abrigos. Diversos bairros estão afetados e precisaram ser evacuados. No sábado, a comporta do dique se rompeu e moradores foram orientados a sair das casas no entorno do Arroio João Corrêa.

– Comida, água, colchões e roupas (especialmente para crianças) estão entre os itens de maior urgência em São Leopoldo.  Teremos que pensar como vamos ajudar as pessoas a voltarem para suas casas. Passar por uma situação assim é desesperador –, explicou o chefe do Executivo.

Os locais para doação são o drive-thru na Unisinos e nas escolas da zona sudeste e sul. Além disso, um posto foi aberto para reabastecer os carros da saúde, ambulâncias e viaturas.  O Rio dos Sinos apresenta sinal de estabilização, embora as réguas de medição não estejam acessíveis. A Secretaria Municipal de Educação (Smed) informa que, por tempo indeterminado, as aulas estão suspensas.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/CagWQyL5VU7A9hgigUWaDc

Gaúcha ZH