A cheia do rio Uruguai é de proporções históricas, mostram medições feitas em cidades da parte média da bacia, junto ao Noroeste do Rio Grande do Sul. A enchente causada pela enorme cheia do Uruguai causou inundações em municípios como Iraí, Porto Mauá, Doutor Maurício Cardoso (veja fotos) e Tiradentes do Sul.
Em Tiradentes do Sul, muitas áreas estão alagadas com a cheia do Uruguai e o efeito de represamento do Rio Lajeado Grande gerava inundações hoje na divisa com Crissiumal. Em Porto Mauá, o nível máximo foi alcançado na madrugada de hoje com 15,53 metros às 4h. Após, começou a baixar lentamente.
A maior cheia documentada em Porto Mauá com números teve um pico de 21,7 metros no Super El Niño de 1983. Nesta cheia, Iraí teve a marca histórica de 18 metros. O El Niño daquele ano trouxe a chuva mais extrema com enchentes na Fronteira Oeste e no Noroeste do estado.
Em 29 de junho de 2014, o nível atingiu 19,7 metros. Foi a maior enchente desde 1983 na localidade, segundo a estatística mantida pela comunidade local. Perto de metade da área urbana ficou submersa. Mais tarde naquele ano, o Uruguai em Porto Mauá alcançou 15 metros em 1º de outubro.
No Super El Niño de 2015, os maiores picos nas cheias do rio Uruguai daquele ano no município de Porto Mauá foram em 2 de janeiro (12,5 metros), 16 de julho (14,65 metros), 11 de outubro (10,5 metros) e 24 de outubro (10,7 metros).
Assim, a MetSul Meteorologia alerta que municípios mais ao Sul da bacia como São Borja, Itaqui e Uruguaiana devem se preparar para uma grande cheia e muito maior que a enfrentada nos últimos dias com moradores fora de casa e um grande número de áreas alagadas, nas zonas rurais ribeirinhas e mesmo nas zonas urbanas destes municípios. Tanto Uruguaiana como Itaqui já estão em situação de emergência por conta da cheia do rio Uruguai.
Seja o primeiro a ficar informado!
Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/LpSJn1andC28wbpj7mEFso
MetSul